terça-feira, 3 de maio de 2016

Menestrel, trovador, jogral.

Existe diferença entre Trovador, jogral, segrel e menestrel?
        
  Sim. Cada denominação tem sua significação. Trovador é aquele que escreve a letra, é aquele que compõeO jogral é um profissional que tinha como função declamar poesia este ficava a se deslocar de festa em festa, de sarau em sarau para declamar. Vale ressaltar que o jogral não compunha. Segrel é um fidalgo que ia de corte em corte para disseminar arte e literatura, e este poderia compor também como o trovador. Com o passar do tempo, o jogral passa a ser chamado de vagabundo por sair por ai declamando, com isto a denominação de jogral foi mudada para menestrel.Fonte: www.literaturadecamões.blogspot.com 

trovadorô/adjetivo substantivo masculino1.lit mús na Idade Média, que ou aquele que compunha e, por vezes, cantava composições poéticas, esp. líricas [Em Provença, os trovadores, quase todos de origem nobre, compunham sua lírica em língua d'oc ; na península Ibérica, emgalego-português. ].2.p.ext. que ou aquele que divulga, cantando ou declamando, poemas próprios ou alheios (diz-se de qualquer poeta).

Menestrel (do francês antigo ménestrel; do latim ministerialis, minister), na Idade Média, era o poeta e bardo cujo desempenho lírico referia-se a histórias de lugares distantes ou sobre eventos históricos reais ou imaginários.Menestrel – Wikipédia, a enciclopédia livrehttps://pt.wikipedia.org/wiki/Menestrel


segrel se.grel sm (provençal segrer1 Poeta medieval, que ia de terra em terra, desempenhando a sua profissão de trovador, recitando ou cantando as suas composições, mediante paga em dinheiro. 2 Menestrel.


jogralsubstantivo masculino1.na Idade Média, até o sX, artista, ger. das classes mais humildes, que ganhava a vida divertindo o público, nos palácios ou nas praças públicas, com sátiras, mágicas, acrobacias, mímica etc.
2.após o sXIV, artista popular itinerante; saltimbanco, truão.


Nenhum comentário: