segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PROJETO DE LEITURA- 2016


ESCOLA ESTADUAL CAETANO DE CAMPOS - ACLIMAÇÃO

PROJETO DE LEITURA- 2016

PROFESSORA DR.ª VERA LÚCIA GRANDO



OBJETIVOS:O Projeto de Leitura-2016, na Escola Caetano de Campos, há como objetivo em relação aos alunos da escola:

.Fluência na leitura.

.Enriquecimento de vocabulário.

.Contato com o desconhecido, com o que não faz parte do cotidiano

.Despertar o gosto, o hábito de leitura do leitor .

. Fazer pontes com as  diversas áreas do conhecimento.

.Enfrentamento, perder o medo e a timidez no ato de leitura.

.Saber ouvir o outro a ler.

.Fazer fazer leitura em voz alta.

.Discutir e argumentar temas.

.Interação entre alunos.

. Interdisciplinaridade.

. Obter pontos para composição das notas bimestrais.



SUJEITOS: Ensino  Fundamental : 7 ano B, 8ano A. Ensino Médio: 1 A, 1B, 1C, 1D.

MATERIAL: Foram eleitos livros da Biblioteca da Escola Caetano de Campos, tais como:

. História Diversas de Monteiro Lobato (7B).

. Mil e uma Noites, Contos Árabes, trad. Ferreira Gullar ( 7B, 8 A).

.Calvin e Haroldo , Os Dias Estão Todos Ocupados,de WATTERSON, Bill.   ( 7B)

.Várias Histórias, Machado de Assis ( 1 A, 1B, 1C, 1D).

. A Hora da Estrela , Clarice Lispector ( 1B)

. Dicionários e Enciclopédias .

. Internet.

METODOLOGIA: A sala de Leitura da escola serviu de apoio de encontros  com os alunos sujeitos. Lá com o apoio de Rosane Esteves, Profª da Sala de Leitura, foram feitas as leituras junto aos alunos semanalmente, no período da manhã, às terças-feiras e no período da tarde, geralmente às sextas-feiras.

Foram utilizadas várias técnicas para o ato da leitura: compartilhada, a professora lia para os alunos que ainda não dominam a alfabetização repetirem, escolha entre os pares desde que todos fossem chamados para ler, escolha pela professora, um aluno escolhe  outro de sexo oposto ao seu.

Havia um preparo anterior ou posterior da leitura em relação aos livros , muitas palavras foram pesquisadas na Sala de Leitura, em classe, ou em casa para facilitar a compreensão dos textos lidos.

Ao final da leitura de contos ou partes dos livros, houve muitas vezes debates sobre os temas apresentados com o intuito de desenvolver a oralidade, a argumentação, a observação, a interação entre os alunos.

Resultados:

A-    Das dificuldades:

1-      Indisciplina, conversa entre alunos, agressões verbais entre alunos e às vezes, ao se dirigirem ao professor, recusa de ler ;

2-      Alguns alunos não leem sem que a professora leia antes um trecho para eles repetirem. Foram observados que de quatro alunos da 7B que precisavam dessa técnica , todos superaram essa dificuldade e agora todos leem fluentemente. Já no 8º ano A, havia dez alunos com a mesma dificuldade, todavia cinco leem no momento com mais fluência. No Ensino Médio, apenas três alunos necessitavam dessa técnica, mas atualmente há apenas um.

B-    Das Palavras desconhecidas

Foram pesquisadas até o presente momento 458 palavras nos livros lidos, sendo que 259 são de Várias Histórias ,de Machada de Assis,100 palavras são de Histórias Diversas, de Monteiro Lobato,49 palavras pertencem ao livro Hora da Estrela, de Clarice Lispector e 40 palavras de Mil e uma Noites, trad. De Ferreira Gullar,10 palavras de Calvin e Haroldo.



Comentários:

É notório que houve um enriquecimento vocabular dos alunos que passaram pelo processo de leitura e pesquisa, entretanto, observa-se que na média de seis turmas , em um total de 210 alunos, dezessete alunos apresentaram mais dificuldade no ato de leitura , fator que é relevante no momento da execução de provas como APP- Aprendizagem em Processo e demais avaliações executadas em classe, pois esses alunos não conseguem ler sozinhos textos longos.

Vale lembrar que o comportamento do aluno influi na aprendizagem, uma vez que muitos estão mais preocupados em observar o que há no celular que seguir o texto na íntegra e que nem sempre são os mesmos alunos que se recusam a ler, depende dos humores, e das vontades deles no momento da leitura e do interesse pela nota bimestral.

Essa prática de leitura no meio escolar é vital para que o aluno perceba que nada é isolado, que as histórias podem enriquecer o seu  conhecimento, possibilita soluções internas, psicológicas por identificação com os problemas encontrados nos textos , principalmente quando ocorrem discussões em final de leitura de contos. Também  o aluno tem oportunidade de obter contato com realidades que fogem à sua  e fazer pontes entre as várias disciplinas estudadas na escola.

O sétimo ano-7B  é a classe que mais rendeu em leitura, pois terminaram Histórias Diversas, mas continuam lendo Calvin e Haroldo e Mil e uma Noites.

O 8oitavo ano- 8 A – leu 131 páginas até o momento, apresenta uma turma com mais dificuldades de leitura.

No Ensino Médio – 1 A,C,D leram oitenta páginas até o momento de Várias Histórias.Já o 1B terminou de ler Várias Histórias e leem no momento A Hora da Estrela.                   ]



REFERÊNCIAS



ASSIS, Machado. Várias Histórias. Clássicos. São Paulo, Escala Educacional,2008.

GULLAR, Ferreira. As mil e uma noites. Trad. Ferreira Gullar, Rio de Janeiro, Renan , 2010.

LISPECTOR,Clarice.A Hora da Estrela.Rio de Janeiro, Rocco, 1998.

 LOBATO,Monteiro. Histórias Diversas.Ilustrações Elisabeth Teixeira, São Paulo, Globo,  2011.

WATTERSON, Bill. Os Dias Estão Todos Ocupados, As Aventuras de Calvin e Haroldo. Tradução de Alexandre Boide. Ed. Abril, 2011

Nenhum comentário: