terça-feira, 6 de outubro de 2015

Hino Nacional Brasileiro

Projeto do 4º bimestre


OBJETIVOS: Resgatar sentimentos nacionais por meio da análise textual e produção de textos; desenvolver habilidade de compreensão da letra do Hino por meio da pesquisa de palavras desconhecidas e do seu valor estilístico:ordem direta e inversa; refletir sobre o jogo do eu  x a imagem do Hino - Cidadania; Desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais para obstruírem os muros que impedem a  compreensão do Hino.


PÚBLICO- ALVO: alunos da Caetano de Campos:7º Ano A, 7ª série A, 2A,B,C,D do Ensino Médio.                 .

PROCEDIMENTOS: Pesquisa de vocábulos desconhecidos, Figuras de linguagem , rimas, métrica...

HINO NACIONAL

Hino Nacional -Terceira Versão - MATERIAL DE APOIO - PDL

Terceira Versão (simplificada)
I
Nas margens tranqüilas do riacho Ipiranga
se ouviu
Um grito muito forte de um povo heróico ,
E, nesse instante,
O sol da liberdade brilhou no céu do Brasil,
Com seus raios muito cintilantes.

Nós conseguimos conquistar, com muitas lutas,
A garantia de sermos iguais aos outros.
Ó Liberdade,
Desafiamos a própria morte
Quando estamos junto a ti.

Viva! Viva!
País amado e adorado.

Brasil, um sonho forte, como um raio muito luminoso,
De amor e de esperança desce à terra,
Se a imagem das estrelas do Cruzeiro do Sul,
Brilha em teu céu bonito, risonho e claro.

Pela sua própria natureza és um gigante,
Gigante corajoso, és belo, és forte,
E o teu futuro vai ser grande como tu.

Brasil ,Pátria querida,
Entre tantas outras nações,
Tu és a mais adorada.

Brasil, Pátria amada,
És a mãe querida dos filhos
Que nasceram aqui!

II
Localizado para sempre em
terras magníficas,
Banhado por um oceano e pela
luz de um céu imenso,
Brilhas, Brasil, jóia das
Américas, Iluminado com o sol deste
Continente.

Teus campos, risonhos e
lindos,
Têm mais flores do que a terra
mais enfeitada.
Nossas florestas têm mais vida.
Nossa vida mais amores,
Quando estamos junto de ti.

Viva! Viva!
País amado e adorado.

Brasil, que a tua bandeira estrelada
Seja um símbolo de amor eterno!
E que o verde-amarelo desta bandeira diga:
"Nós temos glórias no passado e no futuro teremos paz".

Mas se levantares a arma forte da justiça,
Verás que um brasileiro não foge de uma luta!
E quem te adora não tem medo nem da morte.

Brasil , Pátria querida,
Entre tantas outras nações,
Tu és a mais adorada.

Brasil, Pátria amada,
És a mãe querida dos filhos
Que nasceram aqui!

Por: Prof. Eduardo Fernandes Paes



MATERIAL PRODUZIDO PELA PROFª DRª VERA LÚCIA GRANDO:

Perguntas  sobre  a Linguagem figurada presente no Hino Nacional.


“ Para produzir imagens, os poetas recorrem à linguagem figurada, a modos de dizer que chamamos de figuras de estilo.” “É comum  o poeta usar certos modos especiais de dizer, as figuras de estilo, conhecidas também como figuras de linguagem, figuras retóricas, ou ainda tropos, termo derivado do grego, tropos, ‘giro’, ‘mudança’.”(Mutirão da Cidadania, SE,2002)


1-      Assinale a resposta correta. Joaquim Osório  Duque Estrada, ao escrever  que as margens de um riacho ouviram brado retumbante :
a-      Criou uma imagem distorcida dos fatos.
b-      Elaborou um novo modo de interpretar.
c-      Criou uma imagem poética.

2-      Assinale a incorreta. Em ouviram do Ipiranga as margens plácidas:
a-      Ocorre a figura de estilo inversão.
b-      Ocorre a  prosopopéia, chamada também de metagoge  ou personificação.
c-      Ocorre a anástrofe, inversão especial em do Ipiranga as margens plácidas.
d-     Ocorre a onomatopéia.

      3-Em De um povo heróico o brado retumbante, pode-se afirmar:
      
I-                   O grito “ Independência ou Morte! pode ter sido de fato um brado, no sentido literal.
II-                A Independência do Brasil produziu efeito/repercutiu  longe, no Brasil, em Portugal e em outros países.

a-      Está correta somente I.
b-      Está correta somente II.
c-      Estão corretas I e II.
d-     N.d.a.


4-E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Coloque Verdadeiro ou Falso:

(  ) Com a Independência nada mudaria no Brasil.
(  ) Com a Independência os brasileiros iriam trabalhar para produzir o que lhes interessava.
(   ) Com a Independência, o Brasil iria viver nova fase histórica, tão diferente da anterior quanto o dia difere da noite.
(   ) Há a comparação de libertação com o prodigioso e instantâneo rebrilho do sol.

5-Se o penhor desta igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte.
 
Escolha as alternativas corretas:

a-      O Brasil conseguiu facilmente vencer as tropas portuguesas.
b-     O Brasil precisou lutar com armas para conseguir a igualdade.
c-       Forças brasileiras derrotaram tropas portuguesas que ainda tentariam , por algum tempo, restabelecer o domínio colonial depois de proclamada a independência.
d-     N.d.a.


6-Em teu seio, ó  Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Escolha as alternativas corretas:

a-      Ocorre a anástrofe.
b-      Ocorrem a apóstrofe e a personificação.
c-      Ocorre  somente  a apóstrofe, expressão vocativa.
d-     N.d.a

7-Ó  Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Aponte a apóstrofe:_____________
  

8-Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.


Assinale a correta:
I-Esta estrofe tem sido interpretada como referência à tradição cristã da nação brasileira.
                  II-A colonização portuguesa passou ao povo brasileiro a conjugação de dois sentimentos poderosos, de nacionalidade e religião.
III-O Cruzeiro do Sul não pode  ser visto na maior parte do hemisfério norte, nem em lugar algum da Europa. Por isto, essa notável constelação representa a diferença mais evidente entre o céu do Brasil e de Portugal.
a-      Todas estão corretas.
b-      Todas estão erradas.
  
9-Gigante pela própria natureza,
    És belo, és forte, impávido colosso,
    E o teu futuro espelha essa grandeza.

Nesse trecho ocorre a repetição de uma idéia, gigante e colosso. A esse estilo de linguagem dá-se o nome de __________________.


10-Terra adorada,
   Entre outras mil,
   És tu, Brasil,
   Ó Pátria amada!

Assinale as alternativas corretas:

a-      A palavra mil  sugere o exagero, a hipérbole.
b-      Em terra adorada, ocorre a hipérbole, significando  país amado.
c-      O uso da palavra terra no lugar de país produz a figura metonímia.
d-     Todas as afirmações estão incorretas.


11-Dos filhos deste solo és mãe gentil,
     Pátria amada,
     Brasil!

Não é correto afirmar:
a-      O termo Pátria provém do latim , pátria, que por sua vez é elipse da expressão terra pátria.
b-      O termo pátria sugere a idéia de tradição.
c-      O termo pátria  é a herança do território nacional, mas não é de todo patrimônio cultural.

12- Deitado eternamente em berço esplêndido,
      Ao som do mar e à luz do céu profundo,
      Fulguras, ó Brasil, florão da América,
      Iluminado ao sol do Novo mundo!
  
  Coloque V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Estes versos não comentam a vantajosa situação geográfica do Brasil.
(  ) O Berço esplêndido refere-se á vasta região do território brasileiro.
(  ) O Brasil não tem acesso as riquezas marinhas.
(  ) `A luz do céu profundo é referência à latitude do país.
(  ) O sol dos trópicos favorece abundância e diversidade nas formas de vida vegetal e animal.


13-
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida no teu seio mais amores.

O trecho acima exprime a idéia de coletivo, os brasileiros tem uma vida mais rica em afeto. A palavra Pátria aparece personificada. Ocorre intertextualidade com um autor do período romântico,____________________ o qual  escreveu o poema romântico “ Canção do Exílio”, em 1843 .

14-
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado.


 O poema exorta a que se veja símbolo de amor perpétuo na Bandeira do Brasil.O conjunto verde-amarelo deve lembrais dois sentimentos: ___________ do passado glorioso e desejo sincero de viver em _______ com outras nações.

15- Como você interpreta a estrofe abaixo:
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, que te adora a própria morte.


R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para Pesquisar  e entregar para avaliação:

1-Francisco Manuel da Silva.

Data de Nascimento:
Data de Falecimento:
Data   da composição da música do Hino:
Obra mais importante:
Campo de Atuação:


2-Joaquim Osório Duque Estrada.


Data de Nascimento:
Data de Falecimento:
Data   da composição da letra do Hino:
Obra mais importante:
Campo de Atuação:

3- Os autores da letra e da música do Hino viveram a mesma época, participaram do mesmo contexto social?


 Pesquisa de Palavras e Expressões do Hino

1-Brado.
2- Clava.
3-Colosso.
4-Fúlgidos.
5-Fulguras.
6-Garrida.
7-Gentil.
8-Idolatrada.
9-Impávido.
10-Ipiranga.
11- Lábaro
12-Límpido.
13-Novo Mundo.
14-Ostentas.
15-Pátria.
16-Penhor.
17-Plácidas.
18-Resplandece.
19-Retumbante.
20-Salve!
21-Seio
22-Verde-louro.
23-Vívido.
24-Idolatrada.
25-Cruzeiro.
26-Espelha.
27-Esplêndido.
28-Flâmula.
29- Formoso.


RIMAS


Analise as rimas em cada estrofe do Hino em relação à:

a) Disposição.
b) Valor.
c) Som/ tonicidade.


1- 
...plácidas.
...retumbante,
...fúlgidos,
...instante.

2-
...igualdade
...forte,
...liberdade,
...morte!

3-
...vivido 
...desce,
...límpido,
...resplandece.

4-
...natureza,
...colosso,
...grandeza.

5-
...adorada,
...mil,
...Brasil,
...amada

6-
...gentil,
...amada,
...Brasil

7-
...esplêndido,
...profundo,
...América,
...Mundo!

8-
...garrida
...flores;
...vida,
...amores.

9-
...amada,
Idolatrada,
Salve!Salve!

10-
...símbolo
...estrelado,
...flâmula
...passado.


11- 
...forte,
...luta,
...morte.

ESTROFES

1- Quantas estrofes há no Hino Nacional?

2- Quantos estribilhos diferentes há no Hino?

3- Quantas vezes cada estribilho se repete?

4- Classifique as estrofes quanto ao número de versos.



MÉTRICA

1- Quantos são os versos que compõem o Hino Nacional?

2-Classifique cada verso quanto ao número de sílabas poéticas.

3- Observe se os versos metrificados e constate se há um ritmo em cada verso ou na estrofe ou se não há ritmo.

Nenhum comentário: