sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Cortiço - Aluísio Azevedo

Faça comentários a respeito dos  trechos abaixo, apresente argumentos concordantes ou discordantes sobre as falas de Antônio Candido.


"Aluísio Azevedo se inspirou evidentemente se inspirou evidentemente em l' Assommoir, de Émile Zola, para escrever O Cortiço, e por muitos aspectos o seu livro é um texto segundo, que tomou de empréstimo não apenas a ideia de descrever a vida do trabalhador pobre no quadro de um cortiço. mas um bom número de motivos e pormenores, mais ou menos importantes... Mas ao mesmo tempo Aluísio quis reproduzir  e interpretar  a realidade que o cercava, e sob este aspecto elaborou um texto primeiro."

" A originalidade do romance de Aluísio está nessa coexistência íntima do explorado e do explorador, tornada logicamente possível pela própria  natureza elementar da acumulação num país que economicamente ainda era semicolonial. Na França, o processo econômico já tinha posto o capitalista longe do trabalhador, mas aqui eles ainda estavam ligados, a começar pelo regime da escravidão, que acarretava não apenas contacto, mas exploração direta e predatória do trabalho muscular."



Exercício elaborado pela Profª Vera Lúcia Grando

Nenhum comentário: