quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

São Bernardo

Trabalho de Literatura


Nomes e n°s:
Bianca Silva Ferreira 03
Bruno Araújo 08
Bruna Dantas 06
Caroline Arcanjo 09
Natália Alves 27


Livro: São Bernardo Autor: Graciliano Ramos
II – Estrutura
1 - Personagens:
1.1. Nomeie as personagens mais importantes:
a) Personagens: Paulo Honório, Madalena, Luis Padilho, D. Gloria, Ribeiro, padre Silvestre.
b) Antagonistas: NÃO ENCONTRADO.
c) Demais personagens: Dr. Magalhães, Rosa, Maria das Dores, mãe Margarida, Marciano, Casimiro Lopes, Tubarão Mendonça, João Nogueira, Gondim.


1.2. Classifique as personagens da obra em questão.


1.3. As personagens são descritas fisicamente? Como isso ocorre?
Sim, momentos da historia em que descrevem os personagens.
1.4. Há análise psicológica das personagens? Explique como esse perfil é caracterizado?
Sim, era caracterizado como o próprio jeito do personagem, ou seja, como ele era na historia, exemplo o protagonista Paulo Honório era um homem que faz por si mesmo.
1.5. Caracterize psicologicamente as personagens principais.

Paulo Honório: um dos protagonistas da obra é um capitalista tacanho ou seja, o homem que faz por si mesmo.
Madalena: a outra protagonista, delicada, moça entendida, conhecedora dos assuntos e sempre interessada, tende sua própria opinião.
1.6. Há trechos em que a personagem manifesta maior expressividade emotiva? Cite alguma passagem ou indique os capítulos.
Sim, Quando Madalena se queixa de " caminhar depressa".
2. Enredo (intriga, trama, história).

2.1. Qual o principal móvel das intrigas na obra?
Na historia sempre presenciamos brigas de Paulo e Madalena, por causa de ciumes
2.2. Quais os pontos de maior tensão na obra?

Quando houve a morte de Madalena.
2.3. A obra apresenta relação com o contexto histórico–social em que foi produzida?
Sim, bem relacionada com o contexto social.

3. Ambiente (cenário, paisagem, situação)
3.1. Onde ocorrem as ações (acontecimentos, fatos)?

Na Fazenda
3.2. As personagens se deslocam para outros espaços? Quais?

Sim, como Paulo Honório.
3.3. De que forma a mudança de ambiente afeta as personagens?

No modo social, pois acabam se socializando com outras pessoas, mudando seus modos ou ate mesmo seus atos.
3.4. Como ocorre a descrição espacial do ambiente? Quais recursos o autor utiliza?
Sim, a relação do descritivismo refere-se ao parnasianismo e não a escola literária de modernismo.
3.5. A caracterização do ambiente é indispensável para desenrolá-lo da história? Há relação entre o descritivismo e a escola literária a que pertence a obra?
De acordo com a historia o ambiente esta centrado na fazenda, onde tinha uma boa impressão para boa parte dos personagens.

4. Tema (assunto)
4.1. Qual o tema central da obra?
Mais do que uma obra de denúncia social, São Bernardo é um grande romance sobre a dúvida e o ciúme, que se filia diretamente ao Dom Casmurro de Machado de Assis. Assim, deve-se ler a ruína da relação de Paulo Honório e Madalena tendo-se em mente Bentinho e Capitu. É na aproximação com a obra do mestre que se avalia melhor o gênio e os limites de Graciliano.
5. Tempo
5.1. Em que época se situa a narrativa? Qual a sua duração?
Na década de 1930 e com a duração de cinco anos;
5.2. A obra apresenta sequência cronológica convencional? Explique.
Não, primeiro esta no presente e depois no passado.
5.3. Há tempo psicológico? Indique a passagem.
Tem sim no capitulo 31 e 32 ele procura uma justificativa para o desmoronamento da sua vida e do seu fracassado casamento com Madalena, que se suicida.
5.4. O que se pode dizer sobre o ritmo da narrativa?
Está em um ritmo médio.


6. Ponto de Vista
6.1. Classifique o foco narrativo e o tipo de narrador.
O narrador Paulo Honório escreveu de si mesmo, falando em primeira pessoa. Subsídio importante a este assunto é a declaração do narrador de que teria imagina do escrevendo o livro a várias mãos chamando os amigos para colaborar. Tipo de narrador personagens.

6.2. Retire da obra um exemplo de cada tipo de discurso (direto, indireto, indireto-livre) e monólogo caso haja.
Discurso direto: " - Bons olhos o vejam. Que sorte! Sim, senhor, precisamos conversar"
Frase direta: " - É o diabo, Gondim. O mingau virou água. Três tentativas falhadas num mês! Beba conhaque Gondim.
Frase indireta: "...Não estou acostumado a pensar. Levanto - me, chego à janela que deita para a horta. Casimiro Lopes pergunta se me falta alguma coisa."
III. Linguagem
1.1. Há traços estilísticos que individualizam o autor da obra?
Logicamente sim, porque ele vai ligando um capitulo com o outro.
1.2. Há, na obra, inovações linguísticas, arcaísmos, regionalismos, gíria
ou vulgarismo?
Sim, tem na obra inovações linguísticas, arcaísmos e vulgarismo.
1.3. A fala dos personagens ajusta-se à sua categoria social e/ou à realidade representada na obra?

Sim, ficou bem real com o vocabulário do sertanejo. Combinou bem com a situação social.
1.4. Há trechos representativos do estilo de época? Explique.
Podemos ver na obra a liberdade de linguagem, o nacionalismo crítico e também a fragmentação do enredo e com essas características presentes no mecanismo ficam mais fácil de entender.
IV. Ideologia
1.1. A obra compreende uma visão: realista, fantasiosa, fantástica, pessimista ou otimista do homem e da sociedade?

Na verdade a visão que é compreendida pelo homem e a sociedade seria pessimista pois o narrador se faz sentir pelo discurso indireto, construído em frases curtas, incisivas, enxutas e quase sempre em período simples.
1.2. Há passagens, personagens ou qualquer elemento que indicie alguma simbologia?
Sim, como podemos ver que em relação a "personagem" coruja, ela é retratada como se fosse algum tipo de consciência que conduz o narrador voltar a escrever.
1.3. Há, na obra, sinais de tolerância religiosa, preconceitos de ordem moral, racial ou social?
v. Que outras observações podem ser feitas sobre a obra?
Graciliano Ramos, em seus romances, cria personagens complexas, verossímeis por suas características bastante humanas: não são boas ou más, são um pouco de tudo e apenas elas mesmas, com suas ambições, seus ideais e suas dores. O protagonista de São Bernardo, Paulo Honório, não é diferente. O texto é narrado por ele próprio, depois de muito tempo sozinho em sua fazenda. Fica claro que, através da escrita ele pretende ter uma visão geral de sua vida, tentar entendê-la, principalmente no que tange sua esposa.

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