sábado, 15 de setembro de 2012

Graciliano Ramos- São Bernardo-2A


 Débora Miriam da Silva 

 Erika Luana                     

 

Trabalho de Literatura

Livro: São Bernardo             Autor : Graciliano Ramos

 

II – Estrutura

1-Personagens:

1.1.      Nomeie as personagens mais importantes:

a)   Protagonistas: Paulo Honório, Luís Padilha, Madalena, D. Glória,Ribeiro, padre Silvestre

 

b)   antagonistas:Paulo Honório era seu próprio inimigo.

 

c)   demais personagens:         Tubarão, Dr. Magalhães, Marciano, Rosa, Maria das Dores, Marciano, mãe Margarida,Mendonça, Casimiro Lopes, João Nogueira, Azevedo Gondim

 

 

1.2.      Classifique as personagens da obra em questão.

1.3.      As personagens são descritas fisicamente? Como isso ocorre?

R: Sim, porém de foram rápida, sem muitos detalhes.

 

1.4.      Hà análise psicológica das personagens? Explique como esse perfil é caracterizado?

R: Sim. Ele é caracterizado de forma a gerar uma profunda análise das relações humanas.

 

1.5.      Caracterize psicologicamente as personagens principais.

Paulo Honório: sempre consegue o que quer sem se importar com a vida dos outros, tem uma visão política, é inseguro.

Madalena: tem opinião forte e própria, se preocupa com os bens materiais, não se importa com as aparencias, ajuda os outros.

 

1.6.      Há trechos em que a personagem manifesta maior expressividade emotiva  ? Cite alguma passagem ou indique os capítulos.

R: Sim, como é possível ver na seguinte passagem “Aí eu peguei a xícara de café e amoleci”.

 

2.      Enredo (intriga, trama, história)

2.1.      Qual o principal móvel das intrigas na obra?

R: A relação entre Paulo Honório e Madalena

 

2.2.      Quais os pontos de maior tensão na obra?

R: A morte de Madalena

 

2.3.      A obra apresenta relação com o contexto histórico –social em que foi produzida?

R: Sim, pois há uma crítica importante com relação ao regime fndiário e os conflitos sociais.

 

3.      Ambiente (cenário, paisagem, situação)

3.1.      Onde ocorrem as ações (acontecimentos, fatos)?

R: Grande arte delas na fazenda S. Bernardo.

 

3.2.      As personagens se deslocam para outros espaços? Quais?

R: Sim, como por exemplo Macéio.

 

3.3.      De que forma a mudança de ambiente afeta as personagens?

R: Essa mudança de ambiente afeta diretamente a vida do personagem, pois as pessoas encontadas durante suas viagens passam a fazer parte de sua vida: seu Ribeiro, d. Glória.

 

3.4.      Como ocorre a descrição espacial do ambiente? Quais recursos o autor utiliza?

R: O espaço é descrito conforme a visão de Paulo Honório, reparando apenas naquilo que lhe interessa.

 

3.5.      A caracterização do ambiente é indispensável para o desenrolar da história? Há relação entre o descritivismo e a escola literária a que pertence a obra?

R: O ambiente nesse caso não é tão importante no desenrolar da história. Nessa escola liuterá ria o descritivismo não está tão presente.

 

4.      Tema (assunto)

4.1.      Qual o tema central da obra?

R: Os conflitos sociais e psicológicos do ser humano, com enfase na questão politica.

 

5.      Tempo

5.1.      Em que época se situa a narrativa? Qual a sua duração?

R: A narrativa se situa na década de 1930 e tem duração de 5 anos

 

5.2.      A obra apresenta sequência cronológica convencional? Explique.

Não. No começo a história está no presente, depois volta ao passado e no final está no presente.

 

5.3.      Há tempo psicológico? Indique a passagem.

R: Sim, como por exemplo o capítulo 8.

 

5.4.      O que se pode dizer sobre o ritmo da narrativa?

R: A narrativa tem um ritmo rápido.

 

6.      Ponto de Vista

6.1.      Classifique o foco narrativo e o tipo de narrador.

R. Narrador-personagem, onde o foco narrativo é de Paulo Honório.

 

6.2.      Retire da obra um exemplo de cada tipo de discurso (direto, indireto, indireto-livre) e monólogo caso haja.

R. Discurso direto: - Foi assim que sempre fez. A literatura é literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente....

Discurso indireto: Cheio de amargura, abalada a decisão dos primeiros dias, confessou-me que tinha tentado contrair um empréstimo com o Pereira.

Discurso indireto-livre:  No hotel marchei para o banheiro, fui tirar o carvão e o suor. E ia-me sentendo à mesa quando chegaram João Nogueira, Azevedo Gongim e padre Silvestre.

Discurso monólogo: Rumor do vento,dos sapos, dos grilos. A porta do escritório abre-se de manso, os passos de seu Ribeiro afastam-se. Uma coruja pia na torre da Igreja. Terá realmente piado a coruja.

III. Linguagem

1.1.      Há traços estilísticos que individualizam o autor da obra?

Sim, como quando ele liga o primeiro capítulo com o último e assim por diante.

 

1.2.      Há, na obra, inovações linguisticas, arcaísmos, regionalismos, gíria ou vulgarismo?

R: Há arcaísmo e vulgarismo.

 

1.3.      A fala dos personagens ajusta-se à sua categoria social e/ou à realidade representada na obra?

R: Sim, o reduzido vocabulário do sertanejo ajusta-se a sua situação social.

 

1.4.      Há trechos representativos do estilo de época? Explique.

R: Sim, podemos ver na obra o nacionalismo crítico, a liberdade de linguagem, a fragmentação do enredo, características essas presentes no modernismo.

IV. Ideologia

1.1.      A obra compeende uma visão: realista, fantasiosa, fantástica, pessimista ou otimista do homem e da sociedade?

R: A obra compreende uma visão pessimista do homem e da sociedade.

 

1.2.      Há passagens, personagens ou qualquer elemento que indicie alguma simbologia?

R: Sim, podemos ver essa simbologia com relação a coruja, sempre que ela aparece fosse a consciência, a forma racional, é como se ela aparecesse para lhe lembrar que está na hora de voltar a escrever.

 

1.3.      Há, na obra, sinais de tolerância religiosa, preconceitos de ordem moral, racial ou social?

R: Sim, como se pode observar no seguinte trecho “O domingo é perdido, o sábado também se perde, por causa da feira, a semana tem apenas cinco dias que a Igreja ainda reduz” (sinais de tolerância religiosa),

 

V.Que outras observações podem ser feitas sobre a obra?   

R:Essa é uma obra ideológica, no sentido da concretizaçãodos ideais políticos da época.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            

 

 

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