sábado, 12 de maio de 2012

O QUE É UM GÁS

DÉBORA  MIRIAM SILVA


O que é um gás?



Você já deve ter se deparado muitas vezes com alguns gases em sua vida. Eles estão em todos os lugares e tem as mais variadas utilidades na moderna tecnologia. Por exemplo, o primeiro ar, composto principalmente por oxigênio e nitrogênio, é um exemplo de gás. O neon é utilizado dentro das lâmpadas iluminando os letreiros.O metano é  um gás proveniente da decomposição do lixo, da matéria orgânica. O gás carbonico é o que sai da respiração e da queima da madeira.

 Um exemplo do que  não é gás é o que você toma e o gelo que pega no congelador da geladeira. Outras substâncias que não gases são :madeira, grafite, mercúrio, sangue. Para dar um exemplo do que é um gás Você deve ter imaginado alguma substância em estado gasoso ,outra em estado sólido e outra em estado líquido . Não são gases substâncias em estado liquido ou sólido .

 Para termos certeza do estado, devemos conhecer as chamadas condições Normais de Temperatura ,CNTP.


Podemos ter o gelo seco, gás carbonico em baixa temperatura,e é sólido. Podemos esquentar o mercúrio até que se torne gás. A mudança da pressão e da temperatura podem mudar a  fase na substância Fora das Condições normais da temperatura e pressão não se pode garantir a fase em que se encontra a substância : solida, liquida ou gasosa.

 O oxigênio na CNTP está em um estado gasoso, é um gás. Na CNTP mercúrio e o alumíni, liquido. Temos exemplos de gases , liquidos e sólidos  dependedo de qual fase a substância se encontra nas CNTP.


 Ao se encher um balão com hélio, o pneu da bicicleta com ar comprimido, o gás preenche todo o volume do balão e da câmara. Pressionamos o bico de uma seringa vazia , fechamos a outra extremidade, o ar ocupa todo o volume da seringa. Assim, além de estar no estado gasoso nas CNTP, o gás ocupa todo o volume do recepiente no qual está inserido.



Conclusão



Portanto, os gases não são vegetais , animais ou minerais. Fazem parte de um outro grupo.



FONTE INTERNET

Nenhum comentário: