quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cecília Meireles-Motivo- 1A


Bianca da Silva Ferreira

1- Escolha uma poesia de Cecília Meireles.

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.


Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

2- Qual é a palavra-chave da poesia?

Canto

3- Faça um resumo da poesia em três linhas.

Eu canto porque o instante existe; sou poeta;
Atravesso noites e dias no vento; Não sei se fico
ou passo; Sei que canto; E um dia sei que estarei mudo; - mais nada
.

4- Classifique as rimas, se houver, quanto ao valor, sonoridade, posição, tonicidade.

1° e 3° verso: existe / triste

Valor : Ricas

Sonoridade: Perfeita
Posição:
Cruzada

Tonicidade: Graves ou femininas

2° e 4° verso: completa / poeta

Valor : Rica

Sonoridade: Perfeita
Posição:
Cruzada

Tonicidade: Graves ou femininas

5º e 7° verso: fugidias / dias

Valor: Rica

Sonoridade: Perfeita

Posição: Cruzada

Tonicidade: aguda e masculina

6° e 8° verso: tormento / vento

Valor: Pobre

Sonoridade: Perfeita

Posição: Cruzada

Tonicidade: Aguda ou masculina

9° e 11° verso: edifico / fico

Valor: Pobre

Sonoridade: Perfeita

Posição: Cruzada

Tonicidade: Grave ou feminino

10° e 12° verso: desfaço / passo

Valor: Pobre

Sonoridade: Perfeita

Posição: Cruzada

Tonicidade: Grave/ feminina

13° e 15° verso: tudo / mudo

Valor: Rica

Sonoridade: Perfeita

Posição: Cruzada

Tonicidade: grave/feminina

14° e 16° verso: ritmada / nada

Valor: Rica

Sonoridade: Perfeita

Posição: Cruzada

Tonicidade: Graves ou femininas

5- Classifique as estrofes quanto ao número de versos.

R: Quadra ou quarteto. ( 4 versos )

6- Classifique a poesia quanto ao número de estrofes .

R: Rondó. ( 4 estrofes quadras )

7- Classifique os versos quanto ao número de sílabas .

1° verso: Eu / can/to /por/que o ins/tan/te e/xis/te . (oito-octossílabo)
2° verso : e a/ mi/nha/ vi/da es/tá /com/ple/ta. (nove-eneassílabo)

3° verso: Não/ sou a/le/gre/ nem/ sou /tris/te. (sete-redondilha maior)

4° verso: sou/ Poe/ta. (duas-dissílabo)

5° verso: Ir/mão/ das /coi/sas /fu/gi/dias, (sete-redondilha maior)
6° verso: não/ sin/to /go/zo /nem/ tor/men/to. (oito- octossílabo)
7° verso: A/tra/vê/sso /noi/tes/ e /dias/ (oito- octossílabo)

8°verso: no /ven/to. (duas-dissílabo)

9° verso: Se/ dês/mo/ro/no ou/ se e/di/fi/co, (oito-octossílabo)
10° verso: se /per/ma/ne/ço ou/ me/ dês/fa/ço, (oito-octossílabo)
11° verso: - não /sei/, não/ sei/. Não /sei/ se /fico (oito-octossílabo)
12° verso: ou/ PA/sso/. (duas-dissílabo)


13° verso: Sei/ que/ can/to. E a/ can/cão é/ tudo. (sete-redondilha maior)
14º verso: Tem/ san/gue e/ter/no a a/sa /rit/ma/da. (oito-octossílabo)
15° verso: E/ um/ dia /sei /que es/ta/rei um/do: ( oito-octossílabo)
16° verso: - mais /na/da. (duas-dissílabo)

8- A poesia é marcada pelo ritmo binário ou ternário.

R: A poesia é marcada por binário e ternário: 1° estrofe é marcada por binário ; 2° estrofe é marcada pelo ritmo ternário ; 3° estrofe: os dois primeiros versos são marcados pelo ritmobinários e os dois versos restantes são marcados pelo ternários ; 4° estrofe é marcada pelo ritmo binário.

9- O som da poesia, junto ao ritmo possibilitam imaginar, visualizar algo(ser, objeto, música, sensação, sentimento)?

R: Possibilitam imaginar ser, sensação e sentimentos.

10- Há repetição na poesia . Classifique-a.

R: Há a repetição da palavra canto.

11- Verifique se ocorre o que se pede abaixo e exemplifique:

a. onomatopéia: Não há onomatopéia

b. Cacofonia: Não há cacofonia

c. Linguagem:

1-Culta erudita – *-*

2- Coloquial + culta – Não há linguagem coloquia,porém culta

3- Comum / popular – em vários termos na poesia

4-Baixo – calão- Não há linguagem baixo - calão

D – época literária : Modernismo, entretanto, a partir dos livros Viagem (1939) e Vaga Música (1942), alcançou a maturidade literária, inspirando-se principalmente no simbolismo.

12- A poesia possibilita ver a vida de Cecília Meireles em seu contexto.

R: Não, pois não está falando sobre a vida dela e sim expressando um sentimento de solidão.

13- Desenho que lembre a poesia.






















Nenhum comentário: