domingo, 4 de setembro de 2011

Cecília Meireles- Humildade- !A

Ana Carolina Dias

Caique de Amorim
Débora M. Silva
Leonardo Vicente


Humildade (1954)

Tanto que fazer!
livros que não se leem, cartas que não se escrevem,
línguas que não se aprendem,
amor que não se dá,
tanto quanto se esquece.

Amigos entre adeuses,
crianças chorando na tempestade,
cidadãos assinando papéis, papéis, papéis...
até o fim do mundo assinando papéis.

E os pássaros detrás de grades de chuva,
e os mortos em redoma de cânfora.

(E uma canção tão bela!)

Tanto que fazer!
E fizemos apenas isto.
E nunca soubemos quem éramos
nem para quê.

2. Qual é a palavra-chave da poesia?
R:Papéis.

3. Faça um resumo da poesia em três linhas?
R: Na vida, temos tanto a fazer, vemos tantas coisas e poucas
fizemos, vivemos assinando papéis, vendo crianças chorarem e
esquecemos da canção tão bela, e nunca soubemos quem éramos nem para
que estamos aqui.

4. Classifique as rimas, se houver, quanto ao valor, sonoridade,
posição, tonicidade.
R: Rimas Valor Sonoridade
Posição Tonicidade
escrevem - aprendem -pobre, imperfetita,externa,feminina
leem - escrevem- pobre,imperfeita, misturada,feminina
leem - aprendem-pobre,imperfeita ,misturada,feminina
chorando - assinando- pobre,perfeita, misturada,grave
assinando - mundo- rica,imperfeita,misturada,grave
chorando - mundo rica imperfeita,misturada,grave
fizemos - soubemos pobre,perfeita,misturada,aguda
tanto - quanto pobre,perfeita,misturada,aguda

5. Classifique as estrofes quanto ao número de versos.
R:1ª estrofe : Quintilha
2ª estrofe : Quadra
3ª estrofe : Distíco
4ª estrofe :monóstico
5ª estrofe : Quadra


6. Classifique a poesia quanto ao número de estrofes.
R:Essa poesia é uma poesia de estrofes livres.

7. Classifique os versos quanto ao número de sílabas.
R:

Tan/to/ que/ fa/zer/! pentassílabo
li/vros/ que/ não/ se/ leem/,/ car/tas/ que/ não/ se es/cre/vem/, bárbaro
lín/guas/ que/ não/ se a/pren/dem/, hexassílabo
a/mor/ que/ não/ se/ dá/, hexassílabo
tan/to/ quan/to/ se es/que/ce/. hexassílabo

A/mi/gos/ en/tre a/deu/ses, hexassílabo
crian/ças/ cho/ran/do/ na/ tem/pes/ta/de/, eneassílabo
ci/da/dãos/ as/si/nan/do/ pa/péis/, pa/péis/, pa/péis/... bárbaro
a/té o/ fim/ do/ mun/do as/si/nan/do/ pa/péis/. hendecassílabo

E os/ pás/sa/ros/ de/trás/ de/ gra/des/ de/ chu/va/, hendecassílabo
e os/ mor/tos/ em/ re/do/ma/ de/ cân/fo/ra/. eneassílabo

(E u/ma/ can/ção/ tão/ be/la/!) hexassílabo

Tan/to/ que/ fa/zer/! pentassílabo
E/ fi/ze/mos/ a/pe/nas/ is/to/. octossílabo
E/ nun/ca/ sou/be/mos/ quem/ é/ra/mos/ octossílabo
nem/ pa/ra/ quê/. tetrassílabo

8. A poesia é marcada pelo ritmo binário ou terniário?
R: A poesia é marcada pelo ritmo binário
Ex: a/mor/ que/ não/ se/ dá/,
A T A T A T

9. O som da poesia junto ao ritmo possibilitam imaginar, visualizar
algo (ser, objeto, música, sensação, sentimentos)?
R: A poesia nos faz imaginar como Cecília vê o mundo: suas sensações e
seus sentimentos, ou seja, sua visão de mundo na época.

10. Há repetição na poesia. Classifique-a.
R: Há a repetição de um verso na primeira estrofe e na última, não
tendo classificação para ele.

11. Verifique o que se pede abaixo e exemplifique
a) onomatopéia: não há
b) cacofonia: não há
c) linguagem: 1. culta erudita:
2. coloquial + culta:
3. comum/popular:
4. baixo-calão:
R: Linguagem coloquial e culta, pois ao mesmo tempo em que ela se
aproxima da linguagem cotidiana ela é culta, como podemos ver na
primeira estrofe.

d) época literária: Modernismo, devida ao ano em que foi criada.


12. A poesia possibilita ver a vida de Cecília em seu contento.
R: Possivelmente na época sim. Mas após alguns anos e algumas poesias
e livros de sucesso acredito que ela tenha saído dessa fase
“depressiva”.

15. Redija uma carta à Cecília Meireles ou questionando algo em suas

obras, ou indagando coisas de sua época, ou sobre sua vida.

São Paulo, 16 de agosto de 2011.

Cara Cecília

Temos algo a dizer sobre suas obras...
Achamos que muitas de suas obras são meio que “tristes” e pela qualidade de vida das pessoas hoje, gostaríamos que suas obrastivessem como essência coisas alegres para que todos aqueles que estiverem com uma qualidade de vida baixa, se apeguem a poesia esintam-se felizes para melhorar seu dia-a-dia. Sendo assim, pedimos
que a senhora, com esse imenso talento que tem, comece a trabalhar em obras mais alegres e felizes para essas pessoas; que hoje em dia é uma grande maioria da população brasileira e também da população mundial.Como a senhora é uma das melhores escritoras do Brasil e do mundo e
como trabalhamos muito na escola com suas obras achamos que essa pequena tarefa não será um problema. Nós julgamos isso como um imenso e gigantesco favor para a sociedade
brasileira e mundial.

Atenciosamente,
Alunos da E.E. CAETANO DE CAMPOS

16. Coloque-se no lugar de Cecília e responda à carta.

São Paulo, 26 de agosto de 2011.

Caros Alunos da E.E. CAETANO DE CAMPOS,

Entendo sua preocupação e tentarei, a partir de agora, modificar minhas poesias para que pareçam mais felizes e alegres. Exatamente
para essas pessoas. Mas, vocês também tem de entender que a situação das pessoas é bem difícil hoje em dia, e poucas pessoas se apegam as poesias para melhorar isso. Muitas delas vão para o mundo do crime.
Então se não conseguir atingir meu objetivo peço desculpas desde já. Pois será muito difícil mudar a realidade através de uma única pessoa.
Poderiam então, pedir para outros poetas, para assim como eu, fazerem o mesmo. Quem sabem eles também aprovem a ideia?
Toda via darei o meu melhor, adorei a ideia!
Grata,
Cecilia Meireles Cecilia Meireles

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