domingo, 4 de setembro de 2011

Cecília Meireles- Equilibrista -1E

Victor Luiz Soares Alexandre Pereira

William Gonçalves Bandeira

Matheus Silva dos Santos Teixeira

Rafael Raone Mendes

1- Escolha uma poesia de Cecília Meireles.

Equilibrista


Alto,pálido vidente,

caminhante do vazio,

cujo solo suficiente

é um frágil,aéreo fio!


Sem transigência nenhuma,

experimentas teu passo,

com levitações de pluma

e rigores de compasso.


No mundo,jogam à sorte,

detrás de formosos muros,

à espera de tua morte

e dos despojos futuros.


E tu, cintilante louco,

vais,entre a nuvem e o solo,

só com teu ritmo -tão pouco!

Estrela no alto polo.

2- Qual é a palavra-chave da poesia?

R: Solo

3- Faça um resumo da poesia em três linhas.

R: Mostra como é a vida de um artista,os obstáculos que enfrenta para mostrar sua arte,sua forma unica de se expressar.

4- Classifique as rimas,se houver,quanto ao valor,sonoridade,posição,tonicidade.

R: Valores:

1-vidente/suficiente =pobre

2-vazio/fio =Rica

3-nenhuma/pluma =Rica

4-passo/compasso =pobre

5-sorte/morte =pobre

6-muros/futuros =rica

7-louco/pouco =Rica

8-solo/polo =pobre

Sonoridade:

1-vidente/suficiente =Imperfeita.

2-vazio/fio =Imperfeita.

3-nenhuma/pluma =Imperfeita.

4-passo/compasso =Perfeita.

5-sorte/morte =Perfeita.

6-muros/futuros =Perfeita.

7-louco/pouco =Perfeita.

8-solo/polo =Perfeita.

Posição:

1-vidente/suficiente =Externa e alternada.

2-vazio/fio =Externa e alternada.

3-nenhuma/pluma =Externa e alternada.

4-passo/compasso =Externa e alternada.

5-sorte/morte =Externa e alternada.

6-muros/futuros =Externa e alternada.

7-louco/pouco =Externa e alternada.

8-solo/polo =Externa e alternada.

Tonicidade:

1-vidente/suficiente =Graves ou femininas.

2-vazio/fio =Agudas ou masculinas.

3-nenhuma/pluma =Graves ou femininas.

4-passo/compasso =Graves ou femininas.

5-sorte/morte =graves ou femininas

6-muros/futuros = graves ou femininas.

7-louco/pouco =graves ou femininas.

8-solo/polo =Graves ou femininas.

5- Classifique as estrofes quanto ao numero de versos.

R: 1ª estrofe: 4 versos (quadro ou quarteto).

2ª estrofe: 4 versos (quadro ou quarteto).

3ª estrofe: 4 versos (quadro ou quarteto).

4ª estrofe: 4 versos (quadro ou quarteto).

6- Classifique a poesia quanto ao número de estrofes.

R: 4 estrofes de quatro versos. Rondó

7- classifique os versos quanto ao número de silabas poéticas:

1º- E-qui-li-bris-ta - 4 sílabas (tetrassílabo)

2º - al-to / pá-li-do / vi-den-te – 7 silabas (redondilha maior)

3º - ca-mi-nha-men-te / do / va-zio – 7 silabas (redondilha maior)

4º - cu-jo / so-lo / su-fi-cien-te - 7 silabas (redondilha maior)

5º - é / um / frá-gil / aé-reo / fio – 7 silabas (heptassilabas)

6º - sem / tran-si-gên-cia / ne-nhu-ma – 7 silabas (redondilha maior)

7º - ex-pe-ri-men-ta / teu / pas-so – 7 silabas (redondilha maior)

8º - com / le-vi-ta-ções / de / plu-ma – 7 silabas (redondilha maior)

9º - e / ri-go-res / de / com-pas-so – 7 silabas (redondilha maior)

10º - no / mun-do / jo-gam / à / sor-te – 7 silabas (redondilha maior)

11º - de-trás / de / for-mo-sos / mu-ros - 7 silabas (redondilha maior)

12º - à / es-pe-ra / de / tua / mor-te – 7 silabas (redondilha maior)

13º - e / dos / des-po-jos / fu-tu-ros – 7 silabas (redondilha maior)

14º - e / tu / cin-ti-lan-te / lou-co – 7 silabas (redondilha maior)

15º - vais / en-tre a / nu-vem / e o / so-lo – 7 silabas (redondilha maior)

16º - só / com / teu / ri-tmo / tão / pou-co – 7 silabas (redondilha maior)

17º - es-tre-la / no al-to / po-lo – 7 silabas (redondilha maior)

8 - A poesia é marcada pelo ritmo binario ou ternario?

R= Binário,ternário,variado.

9 - o som da poesia,junto ao ritmo possibilitam imaginar,visualizar algo (ser,objeto,musica,sensação,sentimentos)?

R= A poesia passa uma sensação de estar em um momento de reflexão.

10-ha repetição na poesia? classifique-a.

R= Não há repetições de versos na poesia.

11 - Verifique se ocorre o que se pede abaixo e exemplifique

a)onomatopeia - não ocorre

b)cacofonia – não ocorre

c)linguagem Linguagem fácil, culta, clara.

d)epoca literaria – Modernismo

12 – A poesia possibilita ver a vida de Cecilia em seu contexto ?

R= Não exatamente, a poesia fala de algumas situações que podem ter sido vivido por ela.

13- Faça um desenho que lembre a poesia.

R= OBS : ( desenho sera feito à mão e sera entregue em sala de aula)

14-Faça uma instalação da vida ou poesia da Cecilia de Meireles.

R:A poesia Equilibrista conta de uma forma diferente um trabalho pouco reconhecido,e que é encantador quando visto artisticamente,fala da beleza,interação,cuidado e equilibrio naturalmente que um equilibrista deve ter em suas apresentações.

15-Redija uma carta á Cecilia Meireles ou questionando algo em suas obras,ou indegando coisas de sua época ou sobre sua vida.


São Paulo, setembro de 2011


Ola Cecília,

Sou um grande fã seu , gosto muito das suas poesias,principalmente do equilibrista que me fez refletir, você é uma grande guerreira, pois desde pequena já aguentou as dores da morte,mas desde pequena você ganhou uma intimidade com a literatura, espero que continue com o seu bom trabalho.


William




16-Coloque-se no lugar de Cecília Meireles e responda a carta.

Rio de janeiro, setembro de 2011.

Caro William

Obrigada,por ter gostado de minhas obras,e ter compreendido como minha vida foi dificil, porém nunca desisti,e hoje me orgulho dos trabalhos que fiz,e de receber elogios das pessoas.

Abraços carinhosos

Cecília

17-Digite as perguntas e responda e envie para o email cerqui_vera@hotmail.com.

18-A instalação podera ser exposta na semana cultural.Fotagrafe-a e mande-a para ilustrar o seu trabalho.

R:Isso será feito após a semana cultural.

Nenhum comentário: