segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cecília Meireles- Despedida-1B

Caroline Arcanjo dos Reis
Cassia Crispim da Silva




DESPEDIDA

Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão.

Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão.
- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.

Que procuras? Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.

A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.

Cecília Meireles


TRABALHO BIMESTRAL

1. Escolha uma poesia de Cecília Meireles.R. Despedida2. Qual é a palavra-chave da poesia?R. Quero solidão.3. Faça um resumo da poesia em três linhas.R. Quero solidão,Nenhum inimigo nenhum irmão,Levo meu rumo na minha mão.4. Classifique as rimas, se houver, quanto ao valor, a sonoridade, posição, tonicidade.R. 1ª Estrofe: tranquilo/aquilo ( rica,perfeita,alternada, feminina); estão solidão (rica,perfeita,alternada,masculina). 2ª Estrofe: paisagens/imagens (pobre,perfeita,alternada,feminina) ; perguntarão/irmão (rica,perfeita,alternada, masculina). 3ª Estrofe: nada/desencontrada (rica, perfeita,alternada,feminina); coração/mão (pobre,perfeita,alternada,masculina). 4ª Estrofe: fronte/horizonte (pobre, perfeita,alternada,feminina); imaginação/estarão (rica, perfeita,alternada,masculina). 5ª EStrofe: terra/guerra (pobre, perfeita,alternada,feminina); desilusão/solidão (pobre, alternada,feminina,masculina).
5. Classifique as estrofes quanto ao número de versos.R. Existem no poema 5 estrofes e em cada estrofes 4 versos que seria Quadra ou Quarteto.6. Classifique a poesia quanto ao número de estrofes.R. Rondel7. Classifique os versos quanto ao número de sílabas.R. 1ª Estrofe: 2 decassílabos, 1 octassílabos e 1 pentassílabo. 2ª Estrofe: 3 decassílabos e 1 hendecassílabo. 3ª Estrofe: 2 hendecassílabos ,1 decassílabo e 1 eneassílabo. 4ª Estrofe: 3 eneassílabos e 1 Hendecassílabo. 5ª Estrofe: 2 hendecassílabos, 1 decassílabo e 1 pentassílabo.8. A poesia é marcada pelo ritmo binário ou ternário.R. Não é regular.9. O som da poesia, junto ao ritmo possibilitam imaginar, visualizar algo (ser, objeto, música, sensação, sentimentos)?R. Sim imagino que a autora está sofrendo, seus sentimentos estão confusos, uma pessoa solitária.10. Há repetição na poesia? Classifique-a.R. A única repetição do poema é "quero solidão" . Ela se localiza na 1ª estrofe no último verso e na 5ª estrofe no último verso também.
11. Verifique se ocorre o que se pede abaixo e exemplifique.
a) onomatopeia: Não tem.b) cacofonia: "meu caminho é sem Marcos" c) Linguagem: R. Coloquial + cultad) Época Literária: R. Obra - vaga música 1942- Modernismo 12. A poesia possibilita ver a vida de Cecília em seu contexto?R. Sim, parece ser que ela está vivendo aquele momento.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito obrigada, tenho trabalho de poesia preciso declamar quanto entendo esses detalhes facilita muito.