quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cecília Meireles- Som - 1E


Camila

Jhenis

Natalia G

Natasha

Thainá


Trabalho de Português

1-Escolha uma poesia de Cecília Meireles

Som

Alma divina

Por onde me andas ?

Noite sozinha

Lágrimas ,tantas !


Que sopro imenso,

Alma divina

Em esquecimento

Desmancha a vida !


Deixa-me ainda

Pensar que voltas,

Alma divina

Coisa remota !


Tudo era tudo

Quando eras minha ,

E eu era tua ,

Alma divina !

2-Qual é a palavra-chave da poesia?

Alma Divina.

3-Faça um resumo da poesia em três linhas

Perdeu a alma divina e se entristeceu ,foi um choque quando soube que ela morreu, o eu-poético tenta ignorar a realidade,imaginando que ela vai voltar ,afinal com ela tudo iria melhorar.

4-Classifique as rimas, se houver, quanto ao valor, sonoridade, posição, tonicidade.

Valor

Sonoridade

Divina

Imperfeita

Vida

Imperfeita

Imenso

Imperfeita

Esquecimento

Imperfeita

Andas

Imperfeita

Tantas

Imperfeita

Posição

Tonicidade

Cruzada ou alternada

Grave

Cruzada ou alternada

Grave

Cruzada ou alternada

Grave

Cruzada ou alternada

Grave

Cruzada ou alternada

Grave

Cruzada u alternada

Grave

5-Classifique as estrofes quanto ao número de versos

A poesia é composta por estrofes de 4 versos cada,quadras.

6-Classifique a poesia quanto ao número de estrofes.

A poesia é composta por 4 estrofes, 4quadras, é um rondó.

7-Classifique os versos quanto ao número de silabas:

R: Os versos são todos tetrassílabos.

8-A poesia é marcada pelo ritmo binário ou ternário?

Binário

9-O som da poesia, junto ao ritmo possibilitam imaginar, visualizar algo (ser, objeto, musica, sensação, sentimentos)?

Possibilita visualizar o que é sentimento.

10-Há repetição na poesia. Classifique-a.

Alma Divina

11-Verifique se ocorre o que se pede abaixo e exemplifique.

A- Onomatopéia: Não há sons que provoquem uma ilusão sonora.

B-Cacofonia:Não ,porque não há sons engraçados,pejorativos ou obscenos.

C-Linguagem: 1- culta para erudita

- Por onde me andas...

Deixa-me ainda

D- Época literária

Modernismo

12-A poesia possibilita ver a vida de Cecília em seu contexto?

Cremos que não.

Nenhum comentário: