quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cecilia Meireles-1C

Kelvia Karine
Kelly Rodrigues
Maria Aline Mesquita
Talita Silva

1)Escolha uma poesia de Cecília Meireles

Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.

2) Qual é a palavra-chave da poesia?

Sonhos

3) Faça um resumo da poesia em 3 linhas.

Os sonhos naufragam, e as minhas mãos colorem a areia do deserto.
Desejo que meu navio afunde e meus sonhos desapareçam, irei chorar, até que isso aconteça.
Depois tudo estava perfeito e as minhas mãos quebradas.

4) Classifique as rimas, se houver, quanto ao valor, sonoridade, posição, tonicidade.

Rima: abertos e desertos- perfeita,grave,rica,alternada.

5) Classifique as estrofes quanto ao número de versos

O poema é composto por 20 versos e 5 estrofes, quatro versos para cada estrofe, quadras ou quartetos.

6) Classifique a poesia quanto ao número de estrofes.

Contém 5 estrofes com quatro versos cada, Rondó.

7) Classifique os versos quanto ao número de sílabas:

Em cada estrofe existem oito sílabas poéticas: octossílabos.

8) A poesia é marcada elo ritmo binário ou ternário?
Ternario Tem começo meio e fim

9) O som da poesia, junto ao ritmo possibilita imaginar, vizualizar algo(ser, objeto, música, sensação, sentimento)

Sim consigo imaginar, uma pessoa em frente ao mar, pensando na vida.

10) Há repetições na poesia? classifique-a

Sonhos, navios, mar, e mãos

11) Verifique se ocorre o que se pode ver abaixo e explique:

a- Onomatopéia:A aliteração do som /v/ dá a sensação do som do vento.
b- Cacofonia: No poema não tem nenhuma cacofonia
c- Linguagem: A linguagem comum, mas culta ao mesmo tempo.
d- Época literária: Literatura Moderna

12) A poesia possibilita ver a vida de Cecília em seu contexto.

Mostra um pouco de tristeza, de desânimo, mostra que ela quer desistir, dos sonhos...

Nenhum comentário: