quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cecília Meireles- A Bailarina - 2A


B

Bruna Aparecida de Jesus Papeschi

Bruno Dos Reis

Luciana Camargo

Thales Souza

Victor Ken

Trabalho de Português

1. A BAILARINA

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

2. A palavra chave é bailarina.

3. A Cecília quis dizer que, apesar de ser uma bailarina, ela é como todas as outras crianças. Não sabe sobre vários assuntos e no final do dia deseja esquecer tudo e dormir como toda criança.

4.

· 1° estrofe

“Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.”

Tonacidade: grave

Valor: rica

Sonoridade: perfeita

Posição: emparelhada

· 2° estrofe

“Não conhece nem dó nem

mas sabe ficar na ponta do pé.

Tonacidade: aguda

Valor: pobre

Sonoridade: perfeita

Posição: emparelhada

· 3° estrofe

“Não conhece nem mi nem fá

mas inclina o corpo para cá e para lá.”

Tonacidade: agudo

Valor:pobre

Sonoridade: perfeita

Posição: emparelhada

· 4° estrofe

“Não conhece nem lá nem si

mas fecha os olhos e sorri.

Tonacidade: aguda

Valor: rica

Sonoridade: imperfeita

Posição: emparelhada

· 5° estrofe

“Roda, roda, roda com os bracinhos no ar

e não fica tonta nem sai do lugar.

Tonacidade: agudo

Valor:pobre

Sonoridade: perfeita

Posição: emparelhada

· 6° estrofe

“ Põe no cabelo uma estrela e um véu

e diz que caiu do céu.

Tonacidade: agudo

Valor:pobre

Sonoridade: perfeita

Posição: emparelhada

· 7° estrofe

“Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.”

Tonacidade: grave

Valor:rica

Sonoridade: perfeita

Posição: emparelhada

· 8° estrofe

“Mas depois esquece todas as danças

e também quer dormir como as outras crianças.”

Tonacidade: grave

Valor:pobre

Sonoridade: perfeita

Posição: emparelhada

5.

1° estrofe: terceto

2° estrofe: dístico

3°estrofe: dístico

4°estrofe: dístico

5°estrofe: dístico

6°estrofe: dístico

7°estrofe: terceto

8°estrofe: dístico

6.O poema “ A Bailarina” não possui uma forma fixa.É distribuído em dois tercetos e seis dísticos.

7.

1° Tetrassílabo

2° Tetrassílabo

3° Tetrassílabo

4° pentassílabo

5° Octossílabo

6° Decassílabo

7° Octossílabo

8° Dodecassílabo

9° Octossílabo

10° Octossílabo

11° Dodecassílado

12° Decassílabo

13° Decassílabo

14° Hexassílabo

15° Tetrassílabo

16° Tetrassílabo

17° Tetrassílabo

18° Pentassílabo

19º Decassílabo

20ºDecassílabo

8. A poesia é marcada predominantemente pelo ritmo terciário.

9. Sim, uma pequena bailarina, na ponta do pé e fazendo os movimentos de balé.

10. Sim. A autora repete a estrofe “ Esta menina/tão pequenina/ quer ser bailarina” duas vezes no poema.

11.

a) Parece representar a pauta de uma música: dó,ré, mi, fá.

b) Não há cacofonia.

c) Linguagem : A autora utiliza uma linguagem de fácil entendimento.

d) Ela fez parte da Segunda Geração Modernista d0 Modernismo Brasileiro. Cecília foi a principal poeta feminina nacional. Porém, alguns dizem que ela não pertenceu a nenhuma escola literária, pois seu estilo era extremamente pessoal, não se encaixando em nenhuma escola literária especifica.

12 . Pelo poema não é possível saber se a menina do poema seria ela, ou apenas uma personagem.

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