segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cecília Meireles III - 1C

Trabalho Bimestral de Português

Trabalho de Português

Profª orientadora : Vera Lúcia Grando


Henrique Moreira

Henrique Rocha

Layla Lam

Nathália Alencar

Rafael Bechkoff

Everton Fernandes

Assunto: Poesia de Cecília Meireles

1. Escolha uma poesia de Cecília Meireles.

R: Meu Sonho.

Parei as águas do meu sonho
para teu rosto se mirar.
Mas só a sombra dos meus olhos
ficou por cima, a procurar…

Os pássaros da madrugada
não têm coragem de cantar,
vendo o meu sonho interminável
e a esperança do meu olhar.

Procurei-te em vão pela terra,
perto do céu, por sobre o mar.
Se não chegas nem pelo sonho,
por que insisto em te imaginar ?

Quando vierem fechar meus olhos,
talvez não se deixem fechar.
Talvez pensem que o tempo volta,
e que vens, se o tempo voltar.

2. Qual é a palavra-chave da poesia?

R: Sonho.

3. Faça um resumo da poesia em três linhas.

R: A poeta fica mais perto da pessoa amada quando fecha os olhos a imaginá-la, fazendo disso um sonho inacabável, ela sente falta, mas não pode senti-lo, quer poder estar ao seu lado, mas só poder imaginar. Acaba se decepcionando por saber que não vai passar da imaginação, e de um sonho.

4. Classifique as rimas, se houver, quanto ao valor, sonoridade, posição, tonicidade.

Valor: Predominam as rimas pobres.

Exemplo. Parei as águas do meu sonho

Para teu rosto mirar

Exemplo. Mas só a sombra dos meus sonhos

ficar por cima a procurar

Sonoridade: As rimas são perfeitas são predominantes.

Exemplo. Os pássaros da madrugada

não têm coragem de cantar

vendo meu sonho interminável

e a esperança de um olhar.

Posição no verso: A posição é Externa com algumas rimas internas (meu/teu).

Exemplo. Procurei-te em vão pela terra

perto do céu por sobre o mar

Se não chegar nem pelo sonho

por que insisto em te imaginar ?

Tonicidade: As rimas são Agudas ou Masculinas.

5. Classifique as estrofes quanto o número de versos.

R: A poesia é composta por 16 versos, quatro quadras. É um Rondó.

6. Classifique os versos quanto ao número de estrofes.

R: A poesia tem quatro quartetos ou quadras.

7. Classifique os versos quanto ao número de sílabas.

R: A poesia tem 16 versos, sendo os versos com 8 sílabas poéticas- octossílabos.

8. A poesia é marcada pelo ritmo binário ou ternário?

R: O ritmo ora é binário,ora é ternário.

9. O som da poesia, junto ao ritmo possibilita imaginar, visualizar algo (ser, objeto, música, sensação, sentimentos)?

R: Sim, nós conseguimos imaginar como ela se sente, quando ela descreve o que ela está sentindo, o que ela está passando.Os elementos da natureza interagem com o eu-poético, o ar, mar, terra. Há uma espécie de devaneio, um jogo simbólico, imagens dispersas em um sonho.

10. Há repetição na poesia? Classifique-a.

R: -- A palavra sonho

11. Verifique se ocorre o que se pede abaixo e exemplifique.

a. Onomatopéia: Não tem.

b. Cacofonia: Não tem.

c. Linguagem :

R:Coloquial + Culta.

d. –Modernista

12. A poesia possibilita ver a vida de Cecília Meireles?

R: Um pouco. Nessa poesia, por exemplo, mostra como ela “sofria” por não ter quem ela amava por perto, não poder ficar com o mesmo, mostra que ela sentia falta e queria ter ele por perto.

Nenhum comentário: