segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cecília Meireles - Guitarra-1B

trabalho orientado pela Profª Vera Lúcia Grando


Guitarra


Punhal de pratas já eras

Punhal de Prata !

Nem foste tu que fizeste

A minha mão insensata


Vi-te Brilhar entre pedras

Punhal de prata !

- No cabo , flores abertas ,

No gume , a medida exata


A exata , a medida certa,
Punhal de prata,

para atravessar - me o peito
com uma letra e uma data


A maior pena que eu tenho ,

Punhal de Prata ,
não é de me evr morrendo
Mas de saber quem me mata

Cecilia Meireles




Atividades

1. Dê
a) Número de versos:
16 versos
b) Número de estrofes :
4 estrofes

2. Exitem cacófatos no poema ? Explique o seu sim ou o seu não .

R: Não . No poema eu não percebo palavras que possam representar um som ruim ou palavras obscenas

não pois é um poema bem trabalhado , elaborado .
não há cacofonia no poema , pois não vejo nenhuma palavra que ao se juntar - se com outra forma um som desagradável . Ele é bem elaborado.
Sim ( nem foste tu que " nem futuque " )
Não . pois a poetisa parece ter adotado , elaborado um poema em que usa linguagem padrão - formal .

3. ambiguidade em alguém trecho do poema? (explique o sim e o não )

Sim , há ambiguidade no poema, por exemplo: "punhal de prata já eras" representa um sentido que um termo dá ao outro." ja eras quem ? punhal de prata"
Há sim , pois no verso 11° diz que o punhal de prata irá atravessar - lhe com a letra e uma data , mas é figurativo , porém , se não prestarmos atenção iremos achar que literalmente irá atravessar - lhe a letra e a data .
Sim a palavra pena que pode ser pena de animal , e a palavra mata de matas e também de matagal
Sim, pois há concordância no sentido dois trechos como se houvesse mais de um sentido a cada som . (a maior pena que eu tenho ) pode ser pena de dó , aves , etc ..

não tem nenhuma ambiguidade no poema, pois a poetisa teve muito cuidado ao escrever o poema.

4. Cite as rimas, se houver no poema , e as classifique .

Rima

Sonoridade

Tonacidade

Disposição

valor

Prata/data

Perfeita

Feminina

Externa

Pobre

Prata/mata

Perfeita

Feminina

Externa

Rica

Prata/insensata

Perfeita

Feminina

Externa

Rica

Pedras/abertas

Imperfeita

Feminina

Cruzada

Rica

Prata/exata

Perfeita

Feminina

Cruzada

Rica

Tenho/morrendo

Imperfeita

Masculina

Cruzada

Pobre

Certo/peito

imperfeita

Masculina

Cruzada

Rica







5 . Observe os sons do poema.

a) Há sons nasais ? Exemplifique com palavras do poema , destacando-as.

Punhal e Mão

Sim.exemplos : tenho, uma ,Minha

Sim . Insensata , Morrendo e Mata

b) Há sons surdos ? Exemplifique com palavras do poema destacando os .

Sim , exemplos : foste , pena , fizeste e flores

tenho e flores

Fizeste /f/
prata /p/
insensato /t/ , /s/

c) Sabemos que na língua portuguesa predominam os sons orais sonoros . Há algum som que por repetir, ou por destacar provoca uma onomatopéia? Em caso negativo, crie uma para o poema .

Vi te brilhar entre as pedras .
Plim plim

Sim .A palavra punhal , com o som final da ultima silaba , se repete muito e lembra um som de latido de cão , por exemplo au , punhal

Nenhum comentário: