sexta-feira, 6 de maio de 2011

Noite- Cecília Meireles- 1B

Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2011, na Escola Estadual Caetano de Campos- Aclimação, pelos alunos da Profª Drª Vera Lúcia Grando.




Inicialmente, a professora passou os conceitos e tabelas de Fonética e Fonologia, paralelamente aos conteúdos de cadernos de alunos e livros didáticos.




Depois de fazer em classe exercícios, apresentou poesias de Cecília Meireles aos alunos para que eles aplicassem os conceitos desenvolvidos ao longo do bimestre, dando-lhes tempo suficiente para que se preparassem para uma prova. Orientou-os sobre os possíveis itens que cairiam na prova e como deveriam estudá-los.







Após corrigir as provas individuais, a professora devolveu-as e solicitou-lhes que formassem grupos, corrigissem os seus erros e confrontassem as provas e as transformassem em um trabalho de grupo para o segundo bimestre a ser publicado no blog e complementado com novos estudos e conceitos até culminar a mostra de 2011 da escola.







Eis os trabalhos:










1B







Noite










Úmido gosto da terra,




cheiro de pedra lavada,




- tempo inseguro do tempo!-




sombra do flanco da serra,




nua e fria, sem mais nada.







Brilho das areias pisadas,




sabor de folhas mordidas,




-lábio da voz sem ventura!-




suspiro das madrugadas




sem coisas acontecidas.










A noite abria a frescura




dos campos todos molhados,




-sozinha, com o seu perfume!-




preparando a flor mais pura




com ares de todos os lados.







Bem que a vida estava quieta.




Mas passava o pensamento...




- de onde vinha aquela música?




E era uma nuvem repleta,




entre as estrelas e o vento.















Bruna Araujo

Caroline Arcanjo

Cintía

Gustavo

Matheus

Rafaella


1-Encontre palavras no texto com sons solicitados abaixo. Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons.

a- Consoante constritiva lateral

Resp: Flanco-L

b- Consoante nasal

Resp: Pensamento- N, M

c- Consoante bilabial, oclusiva , oral

Resp: pura- /p/

d- Consoante constritiva vibrante

simples Resp: Brilho-R

e- Consoante constritiva fricativa

Resp: Ventura-V

f- Consoante linguodental surda

Resp: Ventura- T

g- Vogal,oral,baixa

Resp: Areias- A

h- Vogal, oral, reduzida

Resp: Gosto- o

i- Vogal nasal média

Resp: onde-õ

j- Vogal oral aberta

Resp: Abria-A

2-Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.

Resp: Noite, simples.

3-Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.

Resp: A vida estava quieta. O verbo estar concorda com o núcleo do sujeito: vida

4-Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.

Resp: A maioria dos sons rimam ao término do verso ou da estrofe.

5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.

Resp: A: A noite abria a frescura dos campos todos molhados.

Resp: B: Bem que a vida está quieta, mas passava o pensamento.







Bruna Dantas Cintra




Eduardo Alves




Jorge dos Santos Barros




Juliana Leôncio Moliani




Laís Rodrigues da Silva




Rodrigo Carlos Santana




1-Complete a Tabela abaixo :




Encontre as palavras no texto :

a- Consoante constritiva lateral -Brilho-/lh/
b- Consoante nasal-noite- /n/
c- Cansoante bilabial, oclusiva, oral - Perfume- /p/
d- Consoante constritivo vibrante simples - cheiro-/r/
e- Consoante constritiva fricativa -Sozinha- /S/
f- Consoante linguodental surda -Ventura-/t/
g- Vofal, oral, baixa -/a/
h- Vogal, oral, reduzida-tempo-/o/
i- Vogal nasal média -acontecidas-/õ/
j- Vogal oral aberta - /a/


2- aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
Resposta : A noite abria a frescura .
-sujeito simples

3-Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
Resposta: A noite abria a frescura .
- verbo de concordância com o sujeito

4- Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram
Resposta: Achamos que o poema mostra um ar de tranquilidade, sem preocupações com o mundo de mundo de fora . O texto também fala sobre cheiros, arômas que nos mostra a clareza dos gestos, movimentos e objetos.

5- Transcreva as frase fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa :

a) [A nojtsi abria a freskura dus kãpus todus mohados]
Resposta : A noite abria a fresncura dos campos todos molhados

b) [Bej kia vida istava kieta Mas pasava o pensamêntu]
Resposta : Bem que a vida quieta. Mas passava o pensamento.







Caroline Arcanjo dos Reis
Cássia Crispim da Silva
Jean Farias da Silva

1 - Complete a tabela abaixo:

Encontre palavras no texto com sons: Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons
a) Consoante constritiva lateral completa - (l)
b) Consoante nasal Perfume - (m)
c) Consoante bilabial, oclusiva, oral abria- (b)
d) Consoante constritivo vibrante simples abria- (r)
e) Consoante constritiva fricativa fria- (f)
f) Consoante linguodental surda repleta (t)
g) Vogal, oral, baixa Nua (a), Fria (a)
h) Vogal, oral, reduzida vento (o)
i) Vogal nasal média Com (om)
j) Vogal oral aberta A (a), o (o)

2 - Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.

A noite abria a frescura.
A noite - (sujeito); Abria (verbo - passado)

3 - Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.

A noite abria a frescura.
Abria (verbo - passado, concorda com o sujeito)

4 - Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.

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5 - Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.

a) [A nojtsi abria a freskura dus kãpus todus moladas]
A noite abria a frescura dos campos todos molhados

b) [Bej ki a vida istava kieta mas pasava o pesametu]
Bem que a vida estava quieta mas passava o pensamento.
















EdlâniaPereira de Souza
Liamar Érika Morioka
Pamela Soares
Veronica Meri







1- Complete a tabela abaixo:




a- consoante constritiva lateral: l




b-consoante nasal: n, m




c-consoante bilabial, oclusiva, oral: p, b




d- consoante constritivo vibrante simples: r




e- consoante constritiva fricativa: v




f- consoante linguodental surda: t, d




g- vogal, oral, baixa: a




h- vogal, oral, reduzida: i, u




i-vogal nasal media: ô




j- vogal oral aberta:á, é, ó







2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.




"bem que a vida estava quieta" suj. simples




3- Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.




"bem que a vida estava quieta" verbo(estava).




A palavra "quieta" está dando um sentido a palavra "vida" e o verbo " estava" concorda com o núcleo do sujeito "vida".




4-Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram




-Gostei do eco que há no poema. Para muitas pessoas seriam desagradáveis, mas eu gostei do efeito. (Liamar)




-Eu entendo que o poema quer dizer que tudo era parado, e havia uma música da qual não sabiam de onde viam (Verônica)




5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da língua portuguesa




a- A noite abria a frescura dos campos por todos os lados




b- Bom que a vida estava quieta.













Jhonemi Ferreira David







Letícia Morais do Nascimento







Suellyne Nagano




1- A – Consoante construtiva lateral: lavada, flor, lábio- /l/




B – Consoante nasal: Úmido, tempo, mas. -/m/




C – Consoante bilabial, oclusiva, oral: sombra, pedra, repleta- /b/,/p/




D – Consoante construtivo vibrante simples: areias, estrelas, suspiro - /r/




E - Consoante construtiva fricativa: fria, serra -/f/,/s/




F – Consoante linguodental surda: terra, gosto, acontecidas- /t/




G – Vogal, oral, baixa: frescura , música, uma -/a/




H – Vogal, oral, reduzida: noite, entre, vento -/e/,/o/




I – Vogal nasal média: onde, com /õ/




J – Vogal oral aberta: Toda a palavra do texto tem uma vogal oral aberta, mas vou destacar uma TERRA./e/,/a/




2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.




R: “A noite abria a frescura”. (sujeito simples- a noite)




“Brilho de areias pisadas”. (sujeito simples)




3- Aponte um verbo e explique sua concordância com o sujeito.




R: “A noite abria a frescura”. – verbo abria concorda com o núcleo do sujeito ‘noite’-3ª pessoa do singular




4- Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.




R: Causou- me uma boa sensação, porque lendo o poema eu fui imaginando por exemplo a praia com o céu estrelado.




- O poema tem rimas, mas se você não ler direito ou não prestar atenção não conseguirá achar onde esta a rima, pois não é uma rima em cada frase, mas poucas rimas em uma estrofe.




5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.




a- “A noite abria a frescura




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