sexta-feira, 6 de maio de 2011

Motivo-Cecília Meireles - 1C

Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2011, na Escola Estadual Caetano de Campos- Aclimação, pelos alunos da Profª Drª Vera Lúcia Grando.

Inicialmente a professora passou os conceitos e tabelas de Fonética e Fonologia, paralelamente aos conteúdos de cadernos de alunos e livros didáticos.

Depois de fazer em classe exercícios, apresentou poesias de Cecília Meireles aos alunos para que eles aplicassem os conceitos desenvolvidos ao longo do bimestre, dando-lhes tempo suficiente para que se preparassem para uma prova. Orientou-os sobre os possíveis itens que cairiam na prova e como deveriam estudá-los.
Após corrigir as provas individuais, a professora devolveu-as e solicitou-lhes que formassem grupos, corrigissem os seus erros e confrontassem as provas e as transformassem em um trabalho de grupo para o segundo bimestre a ser publicado no blog e complementado com novos estudos e conceitos até culminar a mostra de 2011 da escola.


Eis os trabalhos:

1C

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.


Diese Fernandes

Edmundo Soares

Erika Luana

Maria Aline Mesquita

Talita Silva


1.




a-Alegre

b- instante

c- permaneço

d- desmorono
e-gozo

f-eterno

g-poeta

h-eterno

i- canto

j-não

l- poeta


2.R: “Eu canto porque o instante existe” – Sujeito simples: eu


3.R: “Não sinto gozo, nem tormento” – Verbo sentir concorda com o sujeito desinencial (eu). A concordância do verbo com o sujeito é que do sentir algo, e ele não sente o gozo nem tormento sentir.


4.R: Causam-me interesse, porque o poema tem os sons da fonética, e tem a rima que é bem legal e poemas são fáceis para interessar o leitor.

5-

a- Se desmorona ou se edifica

Se permaneço ou me desfaço


b- Eu canto porque o instante existe

E a minha vida esta completa



Everton Fernandes

Gabriel Santos

Jefferson Almeida

José Gleisson

Silas A. Lima


1- Complete a tabela abaixo:


Encontre palavras no texto com sons: Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons.

a- Consoante constritiva lateral-completa -/l/

b- Consonante nasal- Não- /n/

c- Consoante bilabial , oclusiva , oral- permaneço- /p/

d- Consoante constritivo vibrante simples -Triste -/r /

e- Consoante constritiva fricativa -Desmorono - /r/

f- Consoante linguodental surda- tudo- /t/

- Vogal , oral , baixa –dia- /a/

h- Vogal , oral , reduzida –eterno- /o/

i- Vogal nasal media –desmorono- /õ/

j- Vogal oral aberta Asa - /a/

2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o

R: Atravesso noites e dias – sujeito oculto – EU

3- Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.

R: Eu (sujeito simples) canto(verbo- ação,concorda com o núcleo do sujeito) porque o instante existe

4- Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
R:Tem rimas perfeitas e um momento de eco.

5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.

) [ Si dismoronú ow si edifiku

Si permanesu ow me disfasu ]

b) [ Ew kãtu purke o istãti eziste

I a minã vida istá kõpleta ]

A= [ Se desmorono ou se edifico

Se permaneço ou me desfaço ]

B= [ Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa ]

Layla Lam

Nathalia Alencar
Kelly Rodrigues

1.Complete a tabela abaixo :
a.Consoante constritiva lateral :alegre-/l/
b.Consoante nasal : nem -/n/
c.Consoante bilabial,oclusiva,oral : permaneço-/p/
d.Consoante constritivo vibrante simples : triste -/r/
e.Consoante constritiva fricativa : fugidias-/f/
f.Consoante linguodental surda : tormento -/t/
g.Vogal oral baixa : /a/
h.Vogal oral reduzida : desmorono- /o/
i.Vogal nasal media : não -/õ/
j.Vogal oral aberta : dias- /a/

2.Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
“Eu canto porque o instante existe”
Sujeito Simples =eu.

3.Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
“Não sinto gozo nem tormento”
Verbo sentir.A concordância do verbo com o sujeito,é que ele sente algo,
e ele não sente o gozo nem o tormento.Sentir concorda com o sujeito.

4.Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
Os sons são bem interessantes,eles me causaram interesse,porque o poema tem
os sons da fonética,e tem as rimas que são bem atrativas,e poemas geralmente
não são tão fáceis de se interessar,é isso,causou interesse.


Nenhum comentário: