sexta-feira, 6 de maio de 2011

Canção- Cecília Meireles - 1A

Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2011, na Escola Estadual Caetano de Campos- Aclimação, pelos alunos da Profª Drª Vera Lúcia Grando.



Inicialmente, a professora passou os conceitos e tabelas de Fonética e Fonologia, paralelamente aos conteúdos de cadernos de alunos e livros didáticos.



Depois de fazer em classe exercícios, apresentou poesias de Cecília Meireles aos alunos para que eles aplicassem os conceitos desenvolvidos ao longo do bimestre, dando-lhes tempo suficiente para que se preparassem para uma prova. Orientou-os sobre os possíveis itens que cairiam na prova e como deveriam estudá-los.





Após corrigir as provas individuais, a professora devolveu-as e solicitou-lhes que formassem grupos, corrigissem os seus erros e confrontassem as provas e as transformassem em um trabalho de grupo para o segundo bimestre a ser publicado no blog e complementado com novos estudos e conceitos até culminar a mostra de 2011 da escola.





Eis os trabalhos:







1A





Canção





Pus o meu sonho num navio



e o navio em cima do mar:



-depois, abri o mar com as mãos,



para o meu sonho naufragar.





Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas,



e a cor que escorre dos meus dedos



colore as areias desertas.







O vento vem vindo de longe,



a noite se curva de frio;



debaixo da água vai morrendo



meu sonho, dentro de um navio...





Chorarei quanto for preciso,



para fazer com que o mar cresça,



e o meu navio chegue ao fundo



e o meu sonho desapareça.





Depois, tudo estará perfeito:



praia lisa, águas ordenadas,



meus olhos secos como pedras



e as minhas duas mãos quebradas.








Ana Carolina Dias
Caique de Amorim
Débora Miram da Silva
Leonardo Vicente da Silva
Lucas de Souza
Samyra K. Leone




1) Encontre palavras no texto com sons:

a) Consoante constritiva lateral -azul (l)

b) Consoante nasal - sonho (nh), navio (n)

c) Consoante bilabial, oclusiva, oral - pus (p)

d) Consoante construtiva vibrante simples - quebrada (r), naufragar (r)

e) Consoante constritiva fricativa -frio (f), naufragar (f)

f) Consoante linguodental surda -pus (s)

g) Vogal, oral, baixa -debaixo (a), navio (a)

h)Vogal, oral, reduzida - debaixo (o), abri(i)

i) Vogal nasal média - sonhos (o), mãos (o)

j) Vogal oral aberta -olhos (o), água (á)

2) Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
R: O vento vem vindo de longe.
sujeito simples (O vento).

3) Aponte um verbo e explique sua concordância com o sujeito.
R: Minhas mãos ainda estão molhadas.
Há concordância pois o núcleo do sujeito (mãos) está no plural.
O vento vem vindo de longe.
Há concordância porque o núcleo do sujeito ( vento) está no singular.

4) Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
R: Os efeitos sonoros foram de tranquilidade, de lazer e de conquistar
os sonhos.

5) Transcreva as frases fonéticas para a ortografia convencional da
Língua Portuguesa.
a) Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça.

b) Meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas











Bianca da Silva Ferreira









1:Complete a tabela abaixo:
Encontre palavras no texto com sons: Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons
a-consoante constritiva lateral- azul -/l/
b-consoante nasal fundo, navio -/n/
c-consoante bilabial, oclusiva, oral -pus-/p/
d-consoante constritiva vibrante simples- quebrada -/r/
e-consoante constritiva fricativa -frio-/f/
f-consoante linguodental surda-vento-/n/
g-vogal, oral, baixa- debaixo- /a/
h-vogal, oral, reduzida- abri -/i/
i-vogal nasal media- mãos-/õ/
j-vogal oral aberta -olhos- /o/



2-Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
A noite se curva de frio. Sujeito simples (noite)




3- Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
E as minhas duas mãos quebradas. Sujeito (mãos) está plural,o verbo concorda com o sujeito .




4-Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram ?
R: O poema tem como efeito sonoros, com sons não muito difíceis de se entender, que faça você entender e cantar



5-transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da língua portuguesa ?
a- R: Chorarei quanto for possível,
para fazer com que o mar cresça.
b- R: Meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas

Nenhum comentário: