quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dissertação

Material elaborado pela PROFª DRª VERA LÚCIA GRANDO

DISSERTAÇÃO

Dissertação é um tipo de texto que possibilita refletir, discutir, analisar os problemas humanos, interpretar , ordenar e explicar dados da realidade.

As características do texto dissertativo são: temático, mudanças de situação, relações lógicas ( analogia, pertinência, causalidade, coexistência , implicação, correspondência)

Fiorin, em Tipologia do Texto, SE, 1995, afirma que o texto dissertativo é temático, pois busca explicar e ordenar a realidade e por isso, trabalha com conceitos abstratos, com modelos gerais, muitas vezes abstraídos do tempo e do espaço. Alega ainda que o centro da dissertação é a explicação e a interpretação das transformações relatadas.

A dissertação pode ser redigida em 1ª pessoa do plural (nós) ou 3ª pessoa do singular ou plural. Ressaltamos que escrever em 3 ª pessoa dá um caráter de afirmação mais verdadeira que em 1ª pessoa, pois esta poderá passar ao leitor uma certa subjetividade.

Não há um limite em relação ao número de parágrafos a serem desenvolvidos em uma redação, pois depende da finalidade do texto: prova, concurso, monografia, dissertação, tese, artigo de jornal.......

A dissertação deve ser planejada com os seus parágrafos e assuntos delimitados e intitulada. Eis um exemplo:

TÍTULO ( em maiúsculo)

1º§

Afirmação e apresentação de um problema.

2º§

Desenvolvimento e análise do problema ( podem ser indicados os fatos, os fatores que causam o problema ; o local; o período dos acontecimentos; as semelhanças com outros problemas.....)

n...§

Poderão ser acrescentados mais parágrafos, caso o assunto exija mais informações, enumerações, comparações , relações de igualdade,de superioridade, de inferioridade, diferentes, antagônicas...

Último §

Conclusão da análise desenvolvida nos parágrafos anteriores.

ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA INÍCIO , DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

I-Possibilidades para se começar a abordar um problema:

AFIRMAÇÃO

X

PROBLEMA

1- O Brasil é ..........................................................Essas são algumas das afirmações freqüentemente ouvidas a respeito de..................................................Serâo exatas?

2- É verdade que.......................................................................... como afirmam muitas pessoas?

3- Fala-se muito, atualmente, que................................................................................A questão está colocada..............................................................................

4- Algumas pessoas afirmam que seria melhor que .......................... Colocam assim, o problema de............................................................................................

5- Em um estudo dedicado ao ........................................................ afirma que................................................ Podemos aceitar tais conclusões?

Fato ou declaração

6- Há alguns dias...................................................

7- Há algum tempo.................................................

8- Por causa de.......................................................................

9- Os recentes acontecimentos de................... evidenciaram........................................

10- Em um recente estudo ( livro, revista) sobre.........................afirma que....................

11- Alguma pessoas afirmam que seria.............

Problema

12- Este ................. evidencia o problema de................................

13- A questão de ............................ está novamente em evidência..........

14- É certo que..........................................................................

15- É verdade que.........................................................................

16- Pode-se aceitar que.................................................................

17- Será a melhor solução............................................................

18- Pensa-se assim resolver o problema de.................................

2- Possibilidades para se desenvolver a análise de um problema

1- É preciso, em primeiro lugar, lembrar.................................

2- É preciso, inicialmente, analisar.......................

3- É preciso, antes de tudo, observar.............................

4- É preciso considerar............................................

5- A primeira observação se refere a................................

6- Tratemos rapidamente o problema de..............................

7- Analisemos a questão de..................................................................................

8- Deve-se analisar, em primeiro lugar.......................

9- Iniciemos a análise observando...............................

10- Analisemos, em primeiro lugar....................................

III- Possibilidades para se insistir no problema:

1-Não podemos esquecer que............................

2-É necessário frisar, por outro lado, que.............

3- É preciso insistir também no fato de que........

4-Não se pode esquecer que.......................................

5- È necessário frisar também que................

6- Nota-se, por outro lado, que.................

7- Observa-se também que...................

8- É fundamental observar que......................

9- É imprescindível insistir no fato de que.............

10- Não se pode esquecer que...........

11-Lembremos também que...................

IV- Possibilidades para enumerar argumentos:

1- Em primeiro lugar......

2- Em segundo lugar......

3- Em terceiro lugar.....

4- Ainda....

5- Em seguida....

6- Além disso....

7- Além do mais...

8-Enfim...

9- Em último lugar...

10-Finalmente...

11-Inicialmente...

12-Deve-se acrescentar...

13- Por outro lado...

14- Paralelamente...

15-Se acrescentarmos ainda...

V- Possibilidades para transmitir oposição a uma afirmação ou interpretação:

1- Substantivos: contraste, objeção, antagonismo, reação, resistência, rejeição, oposição, impedimento, empecilho, animosidae, contrariedade, obstáculo, etc.

2- Adjetivos: contrário, oposto, antagônico, etc.

3- Verbos:objetar, impedir, contrariar, defrontar-se com, ir de encontro a, embargar, obstar, contrastar, etc.

4- Locuções e preposições: apesar de, a despeito de, não obstante, pelo contrário, malgrado, em contraste com, contra, etc.

5- Conjunções adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, senão, etc.

6- Conjunções concessivas: embora, apesar de que, se bem que, ainda que, posto que, conquanto que, em que pese, muito embora, mesmo que, enquanto, ao passo que, etc.

VI- Possibilidades para se concluir uma análise:

1- Conseqüentemente...................................

2- Por isso................................................

3- Assim ..............................................................

4- Nesse sentido..........................................................

5- Em suma ......................................................................

6- Definitivamente.......................................................................

( Itens extraídos do livro de Hermínio Sargentim, Dissertação. IBEP)

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