quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto de Apoio à Continuidade de Estudos


ENERGIA SOLAR

Disciplina- PDL
Professora: Dra. Vera Lúcia Grando


Nomes: Giovana Gasperoni, Jacilma Bezerra da Silva , Lucimar de Jesus, Silvaneide Maria da Silva e Thaís Aparecida Guimarães.
Turma:3D


Objetivos: Usarmos a energia Solar, pois ela é menos poluente do que as outras energias ou seja ela está em vantagem com meio ambiente. Seria utilizada essa inovação em casas residências, hospitais, empresas e em locais que gastam muita energia!!_ ou necessita de muita energia.

Material: Este trabalho foi pesquisado no livro (Atualidades 2009, Dossiê Energia), jornais e na internet. Serão utilizados vários painéis que geram energia, são aquecidos pelo Sol que produz a energia a energia.


"SOL É A MELHOR SOLUÇÃO"

O Sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo, quando pomos as roupas a secar ao Sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do Sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas, assim a vida através do calor e da luz do Sol. Por fim, tal como aprendemos anteriormente, a decomposição de animais e plantas durante milhões e milhões de anos dá origem ao carvão, petróleo e gás natural. Por isso, os combustíveis fósseis que atualmente dispomos começam por ser luz solar há milhões de anos.


Aquecimento solar da água:


"O Sol também pode ser usado para aquecer água nas nossas casas e empresas. O sistema de aquecimento da água através do Sol começou-se a utilizar na Califórnia por volta de 1890. Nesta altura provou-se que este sistema era mais benéfico que o carvão ou a madeira queimada. O gás artificial feito a partir do carvão também era um bom combustível para aquecimento mas era muito caro e a eletricidade ainda era mais cara. Por estas razões, naquela época muitos eram os lares que usavam o sistema solar para aquecer a água. Em 1897, 30% das casas de Pesadena, cidade perto de Los Angeles, estavam equipadas com placas solares. Á medida que se fizeram progressos e melhorias os sistemas solares começaram a ser usados no Arizona, Florida e em muitos outros lugares dos Estados Unidos. Por volta de 1920, foram descobertos depósitos subterrâneos de gás natural e petróleo. Á medida que o seu preço se tornou acessível, os sistemas solares foram substituídos por combustíveis fósseis.
A placa solar situa-se nos telhados das casas e prédios expostas ao Sol. Este sistema aquece a àgua existente nos canos debaixo da placa solar"




O SOL COMO PRODUTOR ELÉTRICO


"A energia solar também pode ser usada para produzir eletricidade. Alguns sistemas solares, usam um refletor alto e côncavo como uma parabólica para tocar a Luz do Sol nos tubos; estes aquecem tanto que a água ferve. O vapor pode ser usado para girar uma turbina e produzir eletricidade.
O problema do sistema solar elétrico é que apenas funciona durante o dia, enquanto o Sol aquece. Por isso, com o tempo nublado ou à noite não se gera energia elétrica. Alguns sistemas são duplos, ou seja, durante o dia a água é aquecida pelo Sol e à noite, usa-se gás natural para ferver; deste modo, continua-se a produzir eletricidade."



Outro sistema solar de produção elétrica:



"A luz do sol é refletida em 1800- heliostatos - instrumento que conserva numa direção constante um raio solar introduzido numa câmara escura. A luz refletia para o centro da câmara aquece um fluído que pode ser usado para ferver a água girando a turbina e o gerador.
Este sistema experimental chama-se Solar ll e está a ser reconstruído no deserto da Califórnia com novas tecnologias. Se este sistema resultar será capaz de abastecer 10000 casas”.



Células Solares:



" Também podemos transformar a luz do Sol diretamente em eletricidade usando células solares.
As células solares também e chamam células fotovoltaicas e podem ser encontradas em pequenas aplicações como máquinas de calcular ou até em naves espaciais. Este sistema foi desenvolvido na década de 50 nos E.U.A na construção dos satélites e espaciais
Quando a pequena célula solar fica exposta ao sol, os eletrões ( círculos Vermelho ) libertam-se do seu núcleo deslocando-se. Eles movem-se para a superfície da placa solar ( a azul escuro ). As duas extremidades da célula solar estão ligadas por um fio condutor elétrico; assim, o movimento dos eletrões gera diretamente nas máquinas de calcular.
A energia solar também pode ser armazenada em baterias para alimentar os candeeiros da estrada á noite. Já existem algumas experiências com carros que usam as células solares para converter diretamente a luz do Sol em eletricidade para fazer funcionar o carro."




Investir em casas, empresas, etc... será uma economia muito grande, pois elas que gastam muito, por serem de grande porte e por isso, precisam de muita energia para seu funcionamento. E com a utilização de painéis, aquecedores, a redução de emissão de gases estufa será muito menor, pois esta fonte representa 400.000 toneladas de energia limpa por ano.

Fontes: jornal ( O Estado de São Paulo), livro (Dossiê de Energia) e na internet ( grupo Minas e Energia)



Título: Fogo Fátuo



Nome: Aline Bordejaco de Souza nº 02 serie: 3ºC E.




FOGO FÁTUO.
OBJETIVO:
Aplicação do gás natural em veículos, gás de cozinha e máquina de indústrias. O gás natural é obtido do gás metano (CH4) que é um dos elementos do fogo fátuo, natural, não polui o ambiente, não destrói o planeta e não tem custo para produção dele, já que ele é liberado de organismos em decomposição. O custo para o seu uso limita-se na construção de canalização do gás. Substituem o gás de cozinha, combustíveis de veículos e combustíveis para acionar máquinas de indústrias, com a grande vantagem do baixo custo e não ser poluente.
FOGO FÁTUO:
Fogo fátuo é um fenômeno que ocorre em cemitérios, pântanos, brejos, beira de lagoas, rios, ilhas, locais com materiais em decomposição, regiões ricas em material orgânico etc. O fenômeno resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente libera a emissão do gás fósfina (PH3). Se em algum local houver condições de concentração de metano (CH4), o gás começará a concentrar, e se o clima estiver relativamente quente, ocorrerá uma explosão espontânea.
Essa explosão resulta em uma luz azulada que pode chegar de 2 a 3 metros de comprimento. Muitos quando se deparam com o fenômeno tem como impulso se assustar e sair correndo, fazendo com que o ar se desloque e o fogo fátuo se mova na mesma direção da pessoa.
Com tudo isso, não é de se espantar que o fenômeno alimente lendas de fantasmas, assombrações e almas penadas. No Brasil, ele deu origem a um dos primeiros mitos indígenas de que se tem noticia: o boitatá, a enorme serpente de fogo que mata quem destrói as florestas.
O fogo fátuo chegou a ser descrito, ainda em 1560, pelo jesuíta português José de Anchieta: “Junto do mar e dos rios, não se vê outra coisa senão o boitatá, o facho cintilante de fogo que rapidamente acomete os índios e mata-os.”

MATERIAIS:
Quando um corpo orgânico começa a entrar em putrefação, libera a emissão do gás fósfina (PH3), e mistura com metano (CH4). A fósfina e o metano, em condições especiais de pressão e temperatura, em local não ventilado, começa a sair do solo e se misturar com o oxigênio do ar. Em uma porcentagem de aproximadamente 28%, o metano se inflama espontaneamente, sem necessidades de uma faísca. Forma uma chama azulada, de curta duração, gerando um pequeno ruído. Os fogos fátuos são produtos da combustão do gás metano gerados pela decomposição de substancias orgânica, ou a fosforescência natural dos sais de cálcio presentes nos ossos enterrados.


PROCEDIMENTOS:
1. Quando um ser vivo morre, várias espécies de bactérias entram em ação para decompor a matéria orgânica. Nesse processo, ocorre a produção de dois gases, o metano e a fósfina, que serão os responsáveis pelo fenômeno do fogo fátuo.
2. Aos poucos, a concentração desses gases cresce, por exemplo, dentro de um caixão. Isso aumenta a pressão no subsolo, fazendo com que a mistura vaze por pequenas fendas e suba em direção á superfície, esgueirando-se pelos poros da terra.
3. Na superfície, em contato com o oxigênio do ar, os dois gases entram em combustão espontânea, produzindo uma chama azulada. Tudo ocorre rapidamente e a chama dura alguns segundos e em poucos casos pode durar ate horas, isso acontece raramente.
ENERGIA:
“A energia pode ter varias formas (calorífica, cinética, elétrica, eletromagnética, mecânica, potencial, química, radiante), trasformagnética, umas nas outras. E cada uma capaz de provocar fenômenos bem determinados e característicos nos sistemas físicos. Em todas as transformações de energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro principio da termodinâmica). A massa de um corpo pode-se transformar em energia, e a energia sob forma radiante pode transformar-se um corpúsculo com massa.”
PROCEDIMENTO:
“Energia de ativação: é a energia inicial necessária para que uma reação aconteça. Para ocorrer uma reação química entre duas substâncias orgânicas que estão na mesma solução é preciso fornecer uma certa quantidade de energia, geralmente na forma de calor, que favoreça o encontro e a colisão entre elas. A energia também é necessária para romper ligações químicas existentes entre os átomos de cada substância, favorecendo, assim, a ocorrência de outras ligações químicas e a síntese de uma nova substancia a partir de duas iniciais.”
GÁS NATURAL:
“Mistura gasosa, rica em hidrocarbonetos leves, especialmente o metano (CH4), encontrada em jazimentos geológicos ou que escapa desses jazimentos.”
Quando o gás fósfina (PH3) se mistura com o gás metano (CH4), mas o atrito do ar, tem-se a explosão: o fogo fátuo.
CONCLUSÃO:
Fogo fátuo é um fenômeno orgânico que também pode ser definido como energia de ativação e gás natural. Esse fenômeno ocorre muito em cemitérios, pântanos e brejos entre outros lugares fáceis de se encontra seres em decomposição. Quando canalizado pode ser muito aproveitado, o objetivo é de um gás não poluente que seja fácil de se encontrado e bem proveitoso.
REFERÊNCIAS:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989.Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa, 3ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1999.

WWW.google.com.br;
WWW.ider.org.br;
HTTP://pt.wikipedia.org;
WWW.femc.es.gov.br;
WWW.cubbrasil.net;
WWW.brasilescola.com;
HTTP://p1.globo.com/bomdiabrasil/;
HTTP://luizclaudioTítulo: Fogo Fátuonovaes.sites.uol.com.br/everat.htm;



Conter o Efeito Estufa

Nome: Maria Nº 25
Nome: João Nº 21 3ª Série D do Ensino Médio


Usina Nuclear


Objetivo: Este projeto tem o objetivo de conter o aumento de poluentes que atingem o planeta terra, o efeito estufa adotando um novo programa de desenvolvimento de energia elétrica com o menor índice de poluentes na atmosfera e um ar de qualidade.

Procedimento: A usina nuclear substituirá as termoelétricas a carvão mineral o vilão poluidor que contribui para as formações do efeito estufa. As usinas nucleares não liberam na atmosfera gases do efeito estufa; É uma grande vantagem, pois queremos conter o efeito estufa. Portanto esse tipo de usina produz rejeitos sólidos que são radioativos por séculos, chamado lixo atômico.
A energia se torna cara, pois exigem muitos cuidados em grande número de funcionários altamente treinados para melhor manutenção e operação da usina nuclear.

Possíveis Resultados: A fabricação de novas usinas nucleares, trará mais empregos para países em desenvolvimento, fonte de renda; e resolverá o principal problema ao qual o projeto se refere.

Referência: Guia do estudante, Atualidades Vestibulares. Dossiê de Energia, Editora Abril
São Paulo, 2009

2 comentários:

E.E. Caetano de Campos - Aclimação disse...

Professora Vera, meus parabéns. As múltiplas possibilidades da linguagem escrita devem ser sempre evidenciadas. Os alunos tornam-se, assim, autores de sua própria aprendizagem.

Profa.Silvia disse...

Excelente!
Muito interessante!!
Profa.Silvia