segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lixo é uma fonte de energia renovável

Escola Estadual Caetano de Campos

Professora de PD de Língua Portuguesa, orientadora: Vera Lúcia Grando



Nomes dos participantes:

Josefa Aparecida da Silva

Laís Barreto de Amorim

Liliane Skrascke
Paula Natasha Siani de Souza
Priscilla Tiemi Gulka Kimura


OBJETIVO: Usar o lixo para gerar fonte de energia. Reaproveitar o lixo urbano que é o chorume para transformar em uma energia renovável e sustentável.

Usar o lixo para gerar energia é uma solução não apenas econômica,mas também social e ambiental. Basta pensar que o destino mais comum do lixo brasileiro, os lixões e terrenos,também são um problema para a saúde e para o meio ambiente, pois contaminam o solo com líquido altamente tóxico, chamado chorume, que polui também as águas de lençois freáticos,e produzem metano(CH4), um gás ainda mais prejudicial à atmosfera que o próprio dióxido de carbono(CO2), considerado o grande vilão do efeito estufa.Essa situação pode ser reverdita com uma ação relativamente simples:
O aproveitamento do gás produzido nos depósitos de lixo como fonte de energia.


Os processos de geração de energia a partir de lixo sólido são basicamente dois: A fermentação anaeróbica de lixo por microorganismo,com geração de metano como produto metabólico, e a incineração controlada do lixo.

MATERIAIS:


Seria utilizada a coleta seletiva de lixo, através do lixo orgânico depositado em aterros sanitários. Este tipo de lixo seria usado para fermentação da decomposição da matéria orgânica, é geralmente feita em biodigestores, ou em aterros sanitários muitos desses sistemas de coleta do biogás são um conjunto de gases gerados por essa decomposição.O biogás possui entre 50% e 70% de metano, que tem poder calorífico, isto é, pode ser queimado para gerar energia.

PROCEDIMENTO:
O procedimento para pesquisar e elaborar um projeto para melhorar e solucionar os problemas ligados à energia, levou um certo tempo, pois é um tema que afeta todas as sociedades.

Primeiro,o grupo quis relacionar a questão energia em um projeto que os materiais não tivessem um custo muito alto além de trazer benefícios para a população.Por isso, a escolha do lixo foi um tema que relacionamos com o chorume para buscar uma energia renovável e sustentável.O lixo, porque, além de ser um problema pode ser , ao mesmo tempo,uma solução para buscar fonte de energia, e o chorume que polui o ambiente pode ser transformado em adubo orgânico, reaproveitando os gases produzidos nos depósitos de lixo.
A pesquisa foi realizada através de revistas ligadas ao meio ambiente e a internet com assuntos relacionados à reciclagem, lixo orgânico, coleta seletiva, aterros sanitários, a utilização do chorume, e entre outros.
Começamos a pesquisa com prioridade sobre os componentes do lixo,a reciclagem deles, é o lixo que poderíamos utilizar para gerar energia. Depois relacionamos a substância que é encontrada nos lixões e aterros sanitários para encontrar um meio positivo para beneficiar o meio ambiente.

Conclusão:

Os problemas que são gerados pelo lixo em aterros sanitários é uma realidade. Não é de hoje que esse assunto traz preocupação em relação à questão ambiental.
Desta forma o uso do lixo como fonte de energia renovável certamente seria um fator favorável que beneficiaria a todos.
O aproveitamento do lixo urbano é um exemplo, a porcentagem que corresponde a 2% do volume recebido sobre a produção de 240 mil toneladas certamente aumentaria com uma produção maior da coleta seletiva de lixo,se separarmos o que é reciclável do que é orgânico, só vai para o aterro sanitário aquilo que naturalmente se degradará em contato com o meio ambiente. E os materiais reciclados terão mais vida útil,sem danificar o meio ambiente.

Bibliografia

www.google.com.br – Site de busca

wikipedia.org/wiki/Chorume

www.suapesquisa.com

www.canalciencia.ibict.br


Um comentário:

Unknown disse...

parabéns pelo projeto, me formo em dezembro/2010.
E minha monografia e com o seguinte tema, ENERGIAS RENOVAVEIS A PARTIR DO LIXO ORGANICO.

WANDERSON.
tonylima10@hotmail.com

GRATO.